Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Santos, Hallen Arthur Franco dos, 1985-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo oferecer um novo parâmetro para o processo interacional de organização dos conhecimentos, reconhecendo-o como elemento homeostático e capaz de estabelecer uma adequada integração no campo educacional. Busca-se identificar a variação do conceito de disciplinaridade, englobando as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, desde sua inserção no contexto educacional, especialmente o brasileiro, até o presente momento. Utilizando como principal aporte epistemológicoconceitual o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA), desenvolvido pelos pesquisadores René Sant'Ana-Loos e Helga Loos-Sant'Ana, foi realizada uma análise crítica dos conceitos e ideologias elencados na literatura científica sobre o tema, bem como apresentada uma abordagem que pretende permitir uma compreensão inovadora acerca da problemática. Assim sendo, o presente trabalho consiste na releitura e ressignificação dos conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade sob a perspectiva epistemológica-teórico-conceitual do STAA, com o objetivo de sustentar a Holodisciplinaridade como uma possibilidade de visão ampliada do conhecimento, ou seja, capaz de integralizar as perspectivas do conhecimento acumulado pela humanidade em sua plenitude. Pretende-se que este trabalho seja fonte de reflexão e possa contribuir para a ampliação da noção de conhecimento disciplinar no campo educacional. Palavras-Chave: Disciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Afetividade Ampliada Abstract: This work aims to offer a new parameter for the interactional process of knowledge organization, recognizing it as a homeostatic element and capable of establishing adequate integration in the educational field. It seeks to identify the variation of the concept of disciplinarity, encompassing the conceptions of interdisciplinarity, multidisciplinarity and transdisciplinarity, since its insertion in the educational context, especially the Brazilian, until the present moment. An epistemological analysis of the concepts and ideologies listed in the scientific literature on the subject was carried out based on the Theoretical System of Affectfulness (STA), a meta-theoretical approach developed by René Sant'Ana-Loos and Helga Loos-Sant'Ana, which proposes an innovative understanding of the problem. Thus, the present work consists of re-reading and re-signification of the concepts of multi, inter and transdisciplinarity under the epistemological-theoretical-conceptual perspective of STA, with the objective of sustaining Holodisciplinarity as a possibility of an expanded view of knowledge, that is, of integrating the perspectives of knowledge accumulated by mankind in its fullness. It is intended that this work be a source of reflection and may contribute to the expansion of the notion of disciplinary knowledge in the educational field. Keywords: Interdisciplinarity; Transdisciplinarity; Multidisciplinarity; Affectfulness.
Collections
- Dissertações [899]