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    Turismo gastronômico : uma análise do perfil do consumidor turista no Mercado Municipal de Curitiba - PR

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    R - D - HELOISA DE MIRANDA COUTINHO.pdf (150.3Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Coutinho, Heloisa de Miranda, 1988-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Turismo e gastronomia são duas áreas fortemente interligadas. O destaque que a gastronomia obteve nos últimos anos, aliado ao crescimento do setor turístico, impactaram diretamente no turismo gastronômico. O consumo de turismo gastronômico cresceu e tornou-se bastante significativo para a economia do turismo. Neste sentido, turistas consumidores buscam produtos e serviços os quais ofereçam a gastronomia como experiência turística. Nesta conjuntura, espaços que viabilizam o consumo gastronômico tornaram-se relevantes atrativos turísticos nos destinos. A presente dissertação tem como objetivo analisar os perfis dos turistas que consomem no Mercado Municipal de Curitiba-PR. A revisão de literatura aborda turismo gastronômico, consumo turístico e comportamento do consumidor de turismo gastronômico. Para alcançar os objetivos propostos, distintas técnicas de pesquisa foram selecionadas, sendo elas: pesquisa bibliográfica, documental, shadowing e entrevistas. Para análise dos perfis dos consumidores turistas no Mercado Municipal de Curitiba-PR utilizou-se por base os perfis psychoculinay e dentro dos resultados constata-se que os consumidores turistas no Mercado Municipal de Curitiba-PR possuem majoritariamente um perfil local e eclético. Ademais, analisa-se o consumo no Mercado Municipal de Curitiba-PR por quatro ações de consumo distintas: visitar, conhecer, passear e comer. A pesquisa contribui academicamente com os estudos de turismo gastronômico ao estudá-lo a partir de seus consumidores, demonstrar as características dos perfis psychoculinary e analisar o Mercado Municipal de Curitiba- PR como Habitat de Compras Turísticas. Dentre as contribuições prática, propõe-se diversas ações para o Mercado Municipal de Curitiba-PR visando a melhoria da experiência dos turistas neste atrativo. Conclui-se que o consumo gastronômico é significativo para o destino Curitiba-PR, que o Mercado Municipal de Curitiba-PR é um importante atrativo gastronômico e que o turista consumidor gastronômico busca variedade e experiências locais, portanto, é fundamental conhecer o comportamento do consumidor turista que consome elementos de turismo gastronômico no destino. Ademais, pontua-se que o turismo gastronômico possui amplo potencial de desenvolvimento e deve ser incluído no planejamento e marketing do destino Curitiba- PR. Palavras-chaves: Turismo Gastronômico; Comportamento do Consumidor; Perfis Psychoculinary] Mercado Municipal de Curitiba-PR; Curitiba-PR.
     
    Abstract: Tourism and culinary are two closely interconnected areas. The spotlight that culinary related aspects has obtained in recent years, together with the growth of the tourism sector, have directly impacted food tourism. Food tourism consumption has grown and became significant in the tourism economy. Thus, consumers look for products and services which offers food as a touristic experience. Hence attractions that are able to provide food consumption in a broader sense, have become relevant tourist attractions at destinations. The present project aims to analyze the profile of tourists' consumers at Mercado Municipal of Curitiba-PR. The literature review provides the theoretical background of food tourism, tourism consumption as well as consumer behavior in food tourism. In order to reach the proposed objectives, complementary research techniques were selected, such as: bibliographical research, documentary research, shadowing and interviews. To analyze the profile of the tourist consumer at Mercado Municipal of Curitiba-PR, psychoculinary profiles were selected. The results indicate that the majority of the tourists' consumers were of eclectic and local profiles. Furthermore, the consumption at Mercado Municipal of Curitiba-PR is analyzed under four main consumption actions: visiting, knowing, wander and eating. The research contributes academically with food tourism studies by comprehending food tourism from its consumers perspective, demonstrating the characteristics of the psychoculinary profiles. In addition, the study also analyzes Mercado Municipal of Curitiba-PR as a Tourist Shopping Habitat. Another contribution is a plan of actions for Mercado Municipal of Curitiba-PR to implement aiming to enhance tourists experience. Conclusion demonstrate that food consumption is significant for Curitiba-PR as a destination, that Mercado Municipal ofCuritiba-PR is an importantfood attraction and that food tourists' consumers look for diversity and local experiences. Subsequently it is fundamental to understand tourist's consumer behavior towards the consumption of food elements at the destination. Additionally, the results reveal an immense potential to develop food tourism in Curitiba-PR, for this reason, it should be included in the destination plan and marketing. Keywords: Food Tourism; Consumer Behavior; Psychoculinary Profile; Mercado Municipal ofCuritiba-PR; Curitiba-PR.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62004
    Collections
    • Dissertações [97]

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