Balanced scorecard : implantação e gestão da estratégia no banco HSBC S/A
Resumo
Resumo: A pesquisa apresentada demonstra o processo de implantação do Balanced Scorecard no Banco HSBC, suas dificuldades e desafios mediante a implantação, o gerenciamento e gestão da sua estrategia ate o presente momento. A ideia básica que motivou a implantação foi a constatação de que as ferramentas de gerenciamento estavam cada vez mais se tornando ineficazes em relação as necessidades. Na teoria, apresenta- se de forma genérica, ou seja, de maneira que possa ser implementada em qualquer organização. O objetivo de inicial da implantação do BSC no HSBC foi para gerenciar o processo de centralização do processamento das operações do banco. Os grandes desafios da organização são os pilares da estratégia e a sua segmentação e feita em grandes linhas para facilitar a discussão e a comunicação da estratégia. A Estrategia é uma hipótese descrita em relações de causa e efeito em quatro perspectivas: Financeira, de Clientes, Processos lnternos e de Pessoas. Para entender a estratégia foi necessária conhecer o BSC de cada área e analisar os objetivos e indicadores de forma conjunta. Objetivos, metas, medidas e ações não são uma invenção do BSC, são sim elementos necessários de qualquer sistema de gestão e controle. Os objetivos contidos no BSC devem refletir a previsão dos gestores quanta a magnitude e a velocidade de resposta entre mudanças nos direcionadores de desempenho futuro e as mudanças a elas associadas em uma ou mais medidas de resultado. O BSC e uma ferramenta para a empresa organizar os passos necessários para o cumprimento de sua estrategia. Ao desdobrar a estratégia em ações específicas consistentes entre si e ao controlar o grau de sua realização, o BSC constitui-se em um sistema para gerir a estratégia.
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