Controladoria e gestão : a controladoria como instrumento de apoio para a tomada de decisões da gestão empresarial
Resumo
Resumo: A presente pesquisa visa demonstrar a importância da controladoria para a gestão das empresas, sendo que a missão da controladoria e zelar pela continuidade das mesmas. O controller e o profissional da área que busca cumprir com essa tarefa, desenvolvendo um trabalho amplo dentro da organização. O mesmo deve ser um conhecedor profundo do ramo de atividade e dos objetivos da empresa, pois envolve-se com todas as áreas, fazendo um levantamento detalhado de todos os processes para poder colaborar com a gestão da empresa. O controller colabora analisando todos os processos e controles, criando ou aperfeiçoando conforme a necessidade. Através de uma análise rigorosa de todos os fatos, o controller emite sua opinião diante da gestão, demonstrando suas conclusões por meio de relatórios, análises e comparações. A gestão diante dessas conclusões define qual a decisão a ser tomada. Conforme já mencionado, a Controladoria participa de todos os processes da empresa, analisando custos, averiguando controles, exercendo influência efetiva na elaboração do orçamento e planejamento. O planejamento e o alicerce da empresa, portanto se mal elaborado traz consequências negativas, dai a importância do controller mais uma vez, o qual deve estar bem embasado, preparado para a participação em qualquer processo. Diante do mundo globalizado em que vivemos hoje, a contabilidade gerencial e uma necessidade para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Dentro desse contexto a Controladoria surgiu para atender as necessidades
dos gestores das empresas em termos de informações uteis para a tomada de decisões.
Por ser uma de suas principais atribuições a análise minuciosa de dados, a mesma fornece
informações reais e precisas que auxiliam para um melhor desempenho e consequentemente a continuidade das empresas.
Collections
- Controladoria [504]