Analise do comportamento do consumidor de alimentos prontos : um estudo exploratório no setor de rotisserias
Resumo
Resumo: O tema Análise do Comportamento do Consumidor de Alimentos Prontos: Um Estudo Exploratório no Setor de Rotisserias., visa determinar as preferências do consumidor, e os fatores que influenciam a compra. Compreender o comportamento em rotisserias independentes e de supermercados, na cidade de Curitiba, e com isso identificar estratégias para o crescimento do setor. Uma pesquisa qualitativa foi realizada durante a primeira quinzena de Abril de 2007. A população alvo definida foi de homens e ulheres, das classes A e B, por que são as classes que compram menos alimentos tradicionais. Por terem um maior poder aquisitivo, podem comprar mais alimentos prontos. As características usadas foram sexo, e indivíduos que moram sozinhos ou acompanhados, sendo 50% da classe A e 50% da classe B. A amostragem foi baseada na técnica bola de neve. A análise dos resultados confirmou os fatores e características responsáveis pela demanda de refeições prontas citadas na revisão teórica: pressa, a busca de agilidade, praticidade, e a valorização do tempo livre para outras atividades que não perder tempo na cozinha. As pessoas da classe B compram com mais frequência, pois e a saída do dia a dia. Já a classe A considera a Rotisseria uma opção comumente de fim de semana. A preferência por supermercados pela classe B. A Rotisseria tem roubado os clientes dos seus concorrentes diretos pela crescente preocupação em manter a saúde com uma alimentação mais equilibrada, sendo uma opção mais barata do que os restaurantes a Ia carte. Na hora de escolher onde comprar, muitos dos entrevistados gostam de descobrir novos pontos de venda, mas na hora da pressa acabam preferindo os lugares conhecidos, próximos, dentro de seu trajeto e de acesso fácil.