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dc.contributor.advisorAlcorta, Louis Brunopt_BR
dc.contributor.authorProcotte, Arletept_BR
dc.contributor.otherPavão, Zelia Milleo, 1928-pt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Consuelo de Menezespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T12:17:21Z
dc.date.available2020-12-11T12:17:21Z
dc.date.issued1981pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61745
dc.descriptionOrientadores: Dra. Zélia Milléo Pavão, Dra. Consuelo de Menezes Garcia, Dr. Louis Bruno Alcortapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 81-88pt_BR
dc.description.abstractResumo: A finalidade desta pesquisa foi elaborar proposta curricular, de disciplina específica sobre o excepcional, visando sensibilizar o aluno de curso de magistério, a nível de 2º grau, para a pronta identificação de alunos portadores de excepcionalidade, em sua classe, quando no exercício do magistério. Para o embasamento à proposta, levantaram-se dados que envolvem: análise de currículos de cursos de magistério, a nível de 2º grau, de escolas-da Capital e interior, análise da legislação educacional vigente e da literatura atual sobre o excepcional e a educação especial. A proposta fundamenta-se, ainda, nas concepções de Currículo como Desenvolvimento de Processos Cognitivos e como Auto-Atualização, segundo EISNER, e VALLANCE, e na teoria da aprendizagem de GAGNÉ. A proposta está constituída por: 1 - Grade curricular, com a disciplina a ser proposta - Psicopedagogia do Excepcional - e a respectiva carga horária. 2 - Matriz de mapeamento da matéria prima para construção de instrução. 3 - Objetivos da disciplina. As conclusões a que se chegou foram: - há necessidade de uma sistematização das abordagens referentes ao excepcional, nos cursos de magistério a nível de 2º grau; - a sistematização é possível sob a forma de disciplina específica; - a disciplina não pretende especializar professores, mas sim, sensibilizá-los para a pronta identificação do excepcional; São recomendações: - adoção dessa proposta, para testagem de sua efetividade, nos cursos de magistério a nível de 2º grau; - desenvolvimento integrado da disciplina proposta, com as demais do currículo da Escola, para garantir aquela efetividade; - divulgação da ideia apresentada na proposta curricular, em revistas, periódicos e outros meios; - realização de encontros, palestras ou outra forma de trabalho para explicação e debates sobre a ideia proposta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The goal of this research was to prepare a curriculum proposal with a specific discipline on exceptional children, to make the Education student aware, at the High School level, to identify easily the exceptional students in their class, while teaching. As basis for the proposal, the following data were collected: curriculum analysis for Education Courses at the High School level, of schools from the capital city and the interior, analysis of the present educational legislation, and of the current literature about the exceptional children and Special Education. In addition, the proposal is based in the curriculum conception as the Development of Cognitive Processes and as Self-modernization, according to Eisner and Vallance, and to the learning theory of Gagné. The proposal is composed of: 1 - Curriculum scheme, with the discipline to be proposed Psychopedagogy of the Exceptional Children - and the respective schedule. 2 - Map matrix of raw materials for the teaching construction. 3 - Discipline purposes. The conclusions are: - Systematical approaches are needed concerning exceptional children, at Education Courses at High School level; - The systematization is possible in order of specific discipline; - The discipline does not intend to specialize teachers but to make them aware of the ready identification of exceptional children. Recommendations: - Adoption of this proposal, testing its effectiveness, in Education courses at the High School level; - Complete development of the proposed discipline, in addition to school curriculum, to ensure this effectiveness; - The idea introduced in the curriculum proposal must be published in magazines, newspapers and other media; - Meetings, talks, and other forms of work, to explain and discuss the introduced idea.pt_BR
dc.format.extent88 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectExcepcionaispt_BR
dc.titleProposta curricular para sensibilização de alunos de curso de Magistério, a nível de 2º grau, em relação a crianças excepcionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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