Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlüppel, Marcos Eduardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Evaldo Antonio Montianipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T16:51:08Z
dc.date.available2022-12-02T16:51:08Z
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61654
dc.descriptionOrientador: Marcos Eduardo Klüppelpt_BR
dc.descriptionDissertaçãao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 66-69pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir de uma experiência vivida por um grupo de professores, desde a implantação da Habilitação em Administração Escolar, o presente trabalho se propõe a uma revisão dos pressupostos básicos que vem orientando o Estagio Supervisionado da referida Habilitação, toma como ponto de partida a teoria do conhecimento, e como ponto de chegada, a consciência de um repensar mais amplo, acerca do curso de Pedagogia. Aponta a contradição marcante que vinha se praticando: um enfoque funcionalista da Escola como Sistema Social, contra uma concepção de conhecimento baseada nas relações do homem com o mundo. A revisão dos pressupostos ê estabelecida sobre uma abordagem dialética do Estagio voltada para a "práxis", afastando o Educador-Administrador da visão tecnocrática que vem marcando o pensamento pedagógico posterior a Lei 5540/68. Denuncia a preconceituosa separação teoria X prática que, teimosamente, permanece nas "melhores intenções". Tenta explicitar o choque de concepções de mundo entre professores e alunos, demonstrando que a raiz do antagonismo não se resume em simples problema de comunicação, mas em bases histórico culturais. Fundamentado nessa problemática e nas contradições existentes na realidade social o estudo propõe uma posição desveladora, por parte dos professores, assumindo a perspectiva da Educação Conscientizadora, atribui ao Estágio Supervisionado em Administração Escolar (ESAE) uma dimensão particular dessa prática conscientizadora e "desideologizadora". Ataca, finalmente, o mito do conhecimento neutro, propondo um repensar urgente sobre as atuais bases do Curso de Pedagogia , onde, em ultima análise, o Estágio se situa. Fixa, para esse in - tento, alguns pontos básicos como: combater ferrenhamente a dicotomia teoria X prática e assumir criticamente a evolução dos caminhos e descaminhos que marcaram o passado da Educação Brasileira, único alicerce capaz de sustentar as verdadeiras possibilidades sociais de sua Administração.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Having as a starting point an experience of a group of instructors initiated with the establishment of the qualification program of School Administration, the present study has the purpose to revise the basic assumptions which have been guiding the Supervised Field Work of that program. The study begins with the theory of knowledge and has as a reaching point the consciousness of an open examination about the Pedagogy course. It points out the deep contradictions which have been practiced: a functionalistic frame of reference of the school as a Social System, against a view of knowledge based in the relationship of man with the world. The revision of the assumptions is established over a dialectic analysis about the Supervised Field Work guided to a "praxis", removing the Administrator-Educator from the technocratic point of view which has been shaping the pedagogical thinking subsequent to the 5.540/68 Law. The study exposes the biased break between theory and practice which stubbornly persists in the "best intentions". It attempts to explain the conflict between instructors and students about the image of the world, showing that the roots of the antagonism do not circumscribe in a simple question of communication, but in a historic-cultural basis. Further on, based in this problematic and in these contractions which exist in the social reality, the study presents a revealing position taken by the teachers, undertaking a perspective of an Education geared towards social consciousness it ascribes to the Supervised Field Work in Educational Administration (ESAE) a singular dimension of this desideologizing and conscious education. Finally, it attacks the myth of the neutral knowledge and proposes an urgent analysis of the Pedagogy Course in which the Supervised Field Work is inserted. For this purpose, it delineates a few basic points such as: to attack strongly the dichotomy theory and practice, and to undertake critically the evolution of tracks taken and lost of the tracks which have marked the past of the Brazilian Education, the sole foundation able to sustain the true social possibilities of its Administration.pt_BR
dc.format.extent88 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma reflexão sobre pontos básicos a serem considerados na elaboração de uma proposta de estágio supervisionado na formação do administrador escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples