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dc.contributor.advisorLück, Heloisapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPereira, Vera Librettipt_BR
dc.date.accessioned2023-03-23T23:20:21Z
dc.date.available2023-03-23T23:20:21Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61649
dc.descriptionOrientadora: Heloísa Lückpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 172-176pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os objetivos desta pesquisa foram: 1) determinar o está gio de desenvolvimento da noção de conservação de alunos da 1ª série do 1º Grau, de baixo e alto nível sócio-econômico, egressos e não egressos de classes de pré-escolarização; 2) verificar a influência das variáveis: nível sócio-econômico (NSE) e pré-escolaridade, como também a interação entre ambas, no desenvolvimento da noção de conservação. A amostra, selecionada aleatoriamente, constituiu-se de 72 sujeitos, sendo 36 de NSE alto e 36 de NSE baixo, matriculados na 1ª série do 1º Grau em oito escolas da Rede Estadual de Ensino, no Município de Curitiba. Os resultados indicaram que as crianças componentes do estudo, era sua maioria, entram na escola, sem apresentar as características do pensamento operatório. Com relação às variáveis nível sócio-econômico e pré-escolaridade constatou-se que: a) o NSE determina diferenças estatisticamente significativas de desempenhos dos alunos nas provas de conservação, favoráveis aos de NSE alto; b) a pré-escolaridade influi positivamente no desempenho dos alunos nas provas de conservação; c) a pré-escolaridade afeta mais significativamente o desempenho nas provas de conservação, de crianças de NSE baixo; d) as crianças que frequentaram a pré-escola não apresentam a defasagem entre a noção de conservação de substância e a de peso, tal como propõe a teoria piagetiana. Em vista dos resultados sugere-se a necessidade de adequação de currículos e programas ao nível de desenvolvimento da clientela escolar, como também a ampliação da pré-escolaridade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study was: 1) to determine the development stage of conservation cognizance of children of low and high social and economical class, on the first school grade, and of students who were and who were not withdrawn from school activity; 2) to determine the influence of the variables: social economical level (SEL) and preschool program level as well as the interaction between them in the development of the conservation cognizance. The sample, aleatorialy selected , consisted of 72 subjects, 36 of them of high sel and 36 of low s t sel, enrolled on the 1st grade of a State Elementary School in Curitiba County. The results showed that the children participating in this study, in its magnity, enroll without presenting the characteristics of the operative thought. In regards to the variables, social economical and preschool level, it was found that: a) sel determines differences statistically significants of the performance of students taking the conservation tests , favorable to those of a high sel; b) the preschool education positively influences the performance of students taking the conservation tests; c' preschool education, more significantly affects the performance of students of low sel taking the conservation tests; d) children who attended preschool do not present the phase displacement between the conservation cognizance of substance and weight, as proposes the theory of Piaget. In consideration of these results, it is suggested the necessity of adaptation of the curriculum and programs to the level of the development of the student as well as the amplification of the preschool program.pt_BR
dc.format.extent194 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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