Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.authorAndreazza, Maria Luiza, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T19:06:27Z
dc.date.available2022-08-18T19:06:27Z
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61640
dc.descriptionOrientadora: Profª Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 172-177pt_BR
dc.description.abstractResumo: A tese pretendeu verificar a existência de motivação no ensino de Historia nos colégios de 2° grau, em Curitiba, 1983. Para isso, iniciou o estudo pela estruturação de um embasamento a respeito de diversas teorias sobre motivação, a partir de duas linhas: a Mecanicista e a Cognitivista, optando-se, ao seu final, pela segunda das abordagens como direcionadora da pesquisa de campo. Essa desenvolveu-se pelo reaproveitamento de dados colhidos na pesquisa "Currículo e Historia", realizada em Curitiba, 1983. Uma nova analise dos dados desse trabalho atestou ausência de motivação na organização do ensino em geral e nas atitudes dos docentes, estando, porém, presente nas dos alunos. Essa constatação gerou necessidade, de nova hipótese, e consequente pesquisa de campo com aplicação de instrumento especificamente construído, que detectou como causas da desmotivação dos professores problemas de ordem financeira, de prestígio social da disciplina e de sua formação pedagógica. As sugestões finais do estudo voltaram-se para a necessidade de conscientização das instituições e dos docentes para os impasses criados pela ausência da motivação no ensino de História, a fim de que se promova melhorias nesse campo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study was made to evaluate the degree of motivation in the teaching of History in Secondary Schools of Curitiba, in 1983. To this effect, the study was started by the structuring of a basis on the various theories on motivation derived from two lines of thought: the Mechanicist and the Cognitivist, with the eventual option for the latter to guide the field work. Data collected during the research: "Currículo e História", carried out in 1983 in Curitiba, were used for this field work. A new analysis of these data revealed lack of motivation both in the general organization of teaching and in the attitudes of teachers, as opposed to the favourable attitude shown by students. These findings provoked the appearance of a new hypothesis with the resulting field work employing a specifically prepared instrument, which revealed the causes of teachers' lack of motivation low salaries, and poor social status of the discipline and of their own pedagogical training. The final suggestions offered by the study stress the need of awareness in the part of institutions and teachers, of the problems arisen from the lack of motivation in- the teaching of History, so that improvements in this field may be achievedpt_BR
dc.format.extent177 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA motivação e o ensino da Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples