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dc.contributor.authorMagalhaes, Edison Pereira dept_BR
dc.contributor.otherPavão, Zelia Milleo, 1928-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T12:57:24Z
dc.date.available2020-10-27T12:57:24Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61617
dc.descriptionOrientadora: Zélia Milléo Pavaopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 179-184pt_BR
dc.description.abstractResumo: Desde que a disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (E.P.B.) foi introduzida em 1969 no currículo das universidades do Brasil, seu papel não foi bem analisado, discutido e divulgado no contexto universitário e social. Ao contrário, ela foi encarada como um instrumento ideológico do Estado. Se se considerar seu ensino obrigatório em todos os cursos universitários, por meio de experiências pedagógicas dinâmicas, essa disciplina poderá contribuir significativamente para o desenvolvimento moral e cultural dos estudantes. Eis, portanto, a preocupação de apresentar uma proposta de diretriz curricular para a disciplina Estudo de Problemas Brasileiros baseada no desenvolvimento da cultura nacional. Por outro lado, o enfoque da disciplina deve ser necessariamente aquele da Ciência Política, um exercício aberto de democracia. Desta maneira, ela deve considerar o respeito humano, abrindo a visão do mundo do universitário quando este é levado a analisar a realidade e a compreender a complexidade da cultura e da sociedade brasileiras. 0 universitário, num contexto cultural mais amplo, poderá, descobrir a identidade de seu povo, suas expectativas, sua maneira de pensar, seus sentimentos e por consequência se integrar mais conscientemente no processo social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Since the discipline of "Study of Brazilian Problems" has been introduced in 1969 in the programs of Brazilian universities, its role has been little analyzed, discussed and published in the academical and social context. The other way about, it has been seen as an ideological instrument of the State. If considering its learning compulsory in all university courses, by means of dinamic pedagogical experiences, this discipline can contribute meaningfully for the moral and cultural development of the university student. There is, therefore, the preocupation in presenting a basic proposal for the discipline of Study of Brazilian Problems centered in the development of the national culture. On the other hand, the emphasis of the discipline has necessarily to be the one of the Political Science, an open exercise of democracy. This way it has to consider the human respect, enlarging the view of the world for the universitarian when taken to analyze the reality and understand the complexity of the culture and of the Brazilian society. The universitarian, inside an ampler cultural context, will be able to discover the identity of his people, his expectancies, his ways of thinking, his feelings and consequently integrate himself more consciously in the social process.pt_BR
dc.format.extent184 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCurriculos - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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