dc.description.abstract | Resumo: Diante de um mercado em constante inovação, exige-se cada vez mais dos
empresários, perfil empreendedor. Tanto em nível de planejamento como no
operacional fazem-se necessárias tomadas de decisão sucessivas, a partir da
identificação de situações futuras que se pretende atingir, do desenvolvimento
de alternativas e seleção de um ou mais cursos de ação que conduzam aos
resultados esperados. A contabilidade é um instrumento gerencial fundamental
para qualquer administrador dentro do atual contexto econômico. A apuração e
controle dos custos, assim como os registros analíticos auxiliares são fontes de
informações cada vez mais importantes dentro de um processo racional de
tomada de decisão. Quanto mais informação esta a nosso dispor, maiores as
chances de reduzirmos a incerteza na tomada de decisão. O objetivo geral
deste estudo compreende revelar a importância do planejamento nas acoes de
controle e gestão empresarial, permitindo uma visão prospectiva do ambiente
pelo qual esta inserido. Num plano mais restrito, destacam-se os seguintes
objetivos específicos: - revisar bases bibliográficas sobre planejamento
estratégico, tático, operacional e financeiro; - definir o papel de cada área
contábil envolvida no processo de planejamento; - destacar a importância do
sistema de informação contábil nas ações de planejamento. A pesquisa e
classificada quanto aos meios como bibliográfica e quanto aos fins e tratada
como explicativa. Quanto a abordagem do problema, a pesquisa e
caracterizada como qualitativa. A maioria das diretrizes estratégicas representa
atualmente uma significativa mudança de enfoque no âmbito negocial e uma
grande mudança na cabeça de todas as pessoas da organização. Para
transformar as diretrizes estratégicas em resultados operacionais, concluiu-se:
1. Todas as pessoas de influência direta ou indireta nos resultados estejam
comprometidas e acreditem na exequibilidade da estratégia; 2. Identificar e
redesenhar os processos-chave para o sucesso da estratégia; 3. Ajustar a
forma de trabalho das pessoas e também novas exigências requeridas pelos
processos; 4. Alterar o sistema de avaliação e recompensa das pessoas para
suportar este desafio. Um esforço para tornar realidade uma estratégia passa,
necessariamente, pela definição do plano de ação a ser executado. | pt_BR |