O Ensino de língua portuguesa nas falas de professores : o funcionamento do imaginário
Date
2019Author
Kist, Rafaela Kessler
Metadata
Show full item recordSubject
Língua portuguesa - Estudo e ensino - ParanáAnálise do discurso
Letras
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o(s) imaginário(s) de língua e de ensino de língua que constitui(em) o discurso do sujeito-professor de LP, considerando os processos de identificação do sujeito aos domínios de saberes que constituem as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa - DCE. Ancoramo-nos na perspectiva teórica e analítica da Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana (AD), de modo que nosso percurso analítico se faz a partir da observação do documento oficial que rege o ensino de Língua Portuguesa (LP) no Estado do Paraná, bem como, da observação do discurso de professores de LP. Tomamos como corpus de nossa pesquisa o discurso sobre o ensino de LP, sobre o ensino de língua materna e sobre concepção de língua e de gramática presente nas diretrizes curriculares; e o discurso sobre a importância e o objetivo do ensino de LP e do ensino de gramática a partir das falas de professores de LP, representado pela amostra das discursividades de cinco docentes. Em um primeiro momento, analisamos os dizeres das DCE buscando compreender como se constituem as discursividades de um lugar legitimado a dizer sobre o ensino de LP e como este deve ser praticado em sala de aula, assim como, o modo como um documento oficial de ensino filia-se a determinados domínios de memória. Em um segundo momento, voltado às falas do sujeito-professor, analisamos o funcionamento discursivo a fim de compreender a que imaginário(s) de língua e de ensino de língua o sujeito-professor se filia. Entendemos que os imaginários presentes no discurso do sujeito-professor constituem-se, também, como efeito das múltiplas possibilidades de identificação do sujeito aos domínios de saberes que constituem as diretrizes. Para as análises, mobilizamos algumas categorias teóricas, entre elas, as modalidades de identificação, interdiscurso, intradiscurso e formações imaginárias; como modalidades de análise recorremos aos processos de paráfrase e ao funcionamento da contradição. O que se nota com a pesquisa é que o ensino de LP sustentado pelas DCE busca propor uma sociedade justa e igualitária a todos a partir do domínio da norma padrão, mediante um imaginário que idealiza uma língua única e comum a todos, silenciando outras. Dessa forma, toma o ensino de LP em sua modalidade padrão como um instrumento de luta e de posicionamento, a fim de que o sujeito-aluno possa se tornar um cidadão crítico e ativo na sociedade em que está inserindo. Outrossim, as análises apontam que o documento, em sua maior parte, filia-se aos domínios de saberes que compreendem a língua como efeito da interação social, considerando o enunciado em seu contexto sócio-histórico e ideológico. Quanto ao discurso do sujeito-professor, emanam de diferentes imaginários de língua, os quais constituem o interdiscurso do professor de LP. Desse modo, entendemos que o ensino de LP encontra-se em um lugar, ao mesmo tempo de estabilidade, como também, um lugar assinalado pela instabilidade, uma vez que há o embate dos jogos de força entre o modelo tradicional de língua, referimo-nos aqui à gramática normativa e o modelo mais recente proposto pelo Círculo de Bakhtin, o qual considera a língua como resultado da interação social entre os interlocutores. Portanto, consideramos que o funcionamento dos processos de identificação do sujeito-professor aos saberes que constituem as DCE marca a constituição de saberes sobre o ensino de LP, no que se refere ao imaginário de língua e de ensino de língua com o qual o professor se identifica. Isto é, diferentes redes de memória se entrecruzam no interdiscurso do sujeito-professor, cujas filiações constituem os sentidos sobre o ensino de LP. Palavras-chave: Análise de Discurso. Ensino de Língua Portuguesa. Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa. Professores de Língua Portuguesa. Abstract: This study aims to analyze the imaginary(s) of language and of language teaching that constitutes the discourse of the subject-professor of LP, considering the processes of identification of the subject to the fields of knowledge that constitute the State Curricular Guidelines of Portuguese Language - DCE. This research is anchored in the theoretical and analytical perspective of the Discourse Analysis of pecheuxtiana orientation (AD), so that our analytical course takes place from the observation of the official document that guides the teaching of Portuguese Language (LP) in the State of Paraná, as well as, from the observation of LP teachers' discourse. We take as corpus of our research the discourse on the teaching of LP, on the teaching of mother tongue and on the conception of language and of grammar present in the curricular guidelines; and the discourse on the importance and the objective of LP teaching and of teaching of grammar from LP teachers' statements, represented by the sample of discursiveness of five teachers. In a first moment, we analyzed the DCE discourses seeking to understand how the constitute the discursivities of a legitimized place to say about the teaching of LP and how this teaching should be practiced in the classroom, as well as the way an official document of teaching identifies to certain domains of memory. In a second moment, turned to the discourse of the subject-teacher, we analyze the discursive functioning in order to understand which(s) imaginary(s) of language and of language teaching the subject-teacher identifies. We understand that the imaginaries presents in the discourse of the subject-teacher are also constituted through of the effect of the multiple possibilities of identification of the subject to the domains of knowledge that constitute the guidelines. For the analysis, we mobilized some theoretical categories, among them, the modalities of identification, interdiscourse, intradiscourse and imaginary formations; as modalities of analysis we resort to the processes of paraphrase and to the functioning of contradiction. What is noticeable with the research is that LP teaching sustained by the DCE seeks to propose a fair and egalitarian society from the domain of the standard norm, through an imaginary that idealizes a single language and common to all, silencing others. In this way, the DCE understand the teaching of LP in its standard modality as an instrument of struggle and positioning, in order that the subject-student can become a critical and active citizen in the society in which he is inserting. Furthermore, the analysis shows that the document, for the most part, is identifies to the fields of knowledge that understand language as effect of social interaction, considering the enunciation in its sociohistorical and ideological context. As for the subject-teacher discourse, it emanates from different language imaginaries, which constitute the interdiscourse of the LP teacher. In this way, we understand that LP teaching finds itself in a place, at the same time of stability, as a place marked by the instability, since there is clash between of the traditional language model, we refer here to normative grammar and the most recent model proposed by the Bakhtin Circle, which considers language as the result of interaction between the interlocutors. Therefore, we consider that the functioning of the processes of identification of the subject-teacher to the knowledges that constitute the DCE marks the constitution of knowledges about the teaching of LP in relation to the imaginary of language and of language teaching with which the teacher identifies. That is, different memory networks intersect in the subject-teacher interdiscourse, whose filiations constitute the meanings of LP teaching. Keywords: Discourse Analysis. Teaching of Portuguese Language. State Curricular Guidelines of Portuguese Language. Teachers of Portuguese Language.
Collections
- Dissertações [332]