Programa Saúde da Família : o discurso educativo das equipes na promoção da saúde ambiental
Resumo
Resumo : O estudo trata da temática saúde ambiental inserida no contexto do Programa Saúde da Família (PSF), que consiste no modelo assistencial de abrangência internacional, instituído no Brasil pelo Ministério da Saúde, na década de 90, a fim de promover a atenção primária em saúde familiar, por meio de equipes multiprofissionais que realizam entre outras ações, educação em saúde. O Programa consolidou os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) presente na legislação orgânica da saúde. O tema discute a relação corpo e vida, em razão da ocorrência de patologias, cuja etiologia é o meio ambiente, como as parasitoses, a leptospirose, as alergias, entre outras, que ocorrem no mundo do trabalho e na vida cotidiana. O meio ambiente é motivo de preocupação mundial, em qualquer ecossistema, a vida se mantém equilibrada naturalmente quando há preservação dos ambientes, biológico e físico, e dos fenômenos naturais que nele vigoram. Os objetivos foram pertinentes ao levantamento de princípios e diretrizes que norteiam a atuação das Equipes de Saúde da Família e à analise do processo das ações educativas voltadas à saúde ambiental, no contexto do Programa Saúde da Família (PSF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com análise qualitativa a partir de um estudo de caso, com base em fontes relacionadas à educação, no que diz respeito a educação ambiental, a saúde ambiental e ao Programa Saúde da Família. O estudo de caso incluiu entrevista semi-estruturada, aplicada junto aos integrantes da Equipe de Saúde da Família, da Unidade de Saúde Vila Esperança, Bairro Atuba, no Município de Curitiba, no Paraná. Como resultado, verificou-se que os profissionais entrevistados encontram obstáculos diante da resolução dos problemas sanitário- ambientais identificados, tais como: políticos, educativos, ambientais e de responsabilidade individual do cidadão. Além disso, há carência de atividades plenamente educativas por parte dos profissionais na transmissão de saberes. Abstract : This study deals with the environment health matter inserted at the context of the Family’s Health Program (PSF), that consists of the international wide ranged assis- tencial model, applied in Brazil by the Health Department, in the decade of 90, to promote a primary attention at the family health, by multi-professional teams that realize among other actions, health education. This Program consolidated the principles of the Health System (SUS) included in the organic legislation of health. The subject discuss the body and life relation, because the pathologies occurrences, which etiology is the environment, as the parasitism’s, leptospirose, allergies, among others, that occur at the daily life and labor world. The environment is a world-wide concern, in any ecosystem, the life maintains itself naturally balanced when there are a environment preservation, biological and physical, and of the natural phenomenon that occurs in them. The objectives were relevant to the principles and directions survey that guide the Health of the Family’s Teams actions and to the educational actions process aimed at environmental health at the Family Health Program (PSF) context analyzes. It’s about a descriptive research, with qualitative analysis from a case study, based on related sources at education, concerning the environmental education and health, and the Family Health Program.The case study included a semi-structured interview, applied on the Family’s Health Team Members of the Vila Esperanga’s Health Unit, Atuba Neighborhood, in the City of Curitiba, Paraná. As a result, it was found that the interwied professionaes dread find obstacles, the environment health problem identified, such as: politicions, educative, ambient and of individual responsability on citizen. Moreover of this have lack of fully educative activities in the transmission of knowledge.
Collections
- Dissertações [900]