Show simple item record

dc.contributor.authorEns, Waldemarpt_BR
dc.contributor.otherPavão, Zelia Milleo, 1928-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-27T16:17:58Z
dc.date.available2020-08-27T16:17:58Z
dc.date.issued1981pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61046
dc.descriptionOrientadora: Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 71-75pt_BR
dc.description.abstractResumo: A experiência realizada pela Universidade Federal do Paraná através do desenvolvimento do Curso de Licenciatura Parcelada Experimental de Ciências e a flagrante incoerência existente entre a função do professor de Ciências de 1° grau e o que os cursos que atualmente habilitam legalmente o professor para o magistério no l9 grau, na área de Ciências, oferecem, motivaram a realização do presente trabalho. O trabalho descreve o plano, relata o desenvolvimento e a conclusão do Curso desenvolvido pela UFPR, apresentando as vantagens e os inconvenientes. Outrossim, sugere, com base na experiência analisada, a implantação de cursos regulares para a formação de professores de Ciências de 1° grau, não integralmente nos moldes daquele analisado, mas em cursos que poderiam ser inspirados naquela experiência. Um retrospecto histórico dos cursos que formavam e dos que formam os professores de Ciências e apresentado. E, por outro lado, descrito o rol dos objetivos gerais de Ciências previstos para o aluno egresso do 1º grau e os padrões de competência vistos como indispensáveis ao professor de Ciências de 1° grau. Na conclusão, o trabalho aponta uma serie de aspectos problemáticos inseridos no esquema de formação do professor de Ciências de 1° grau e, externa varias duvidas, através de indagações, cujas respostas poderiam emergir, na medida em que os responsáveis pela educação, nos diferentes níveis, passassem a ver na formação do professor o ponto de partida para uma educação mais eficiente, oferecendo condições para novas experiências e aproveitando as bem sucedidas.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: L'experience realisee par l 'Universite Federale du Parana a travers de deroulement du Cours de Science Fragmentee Experi mental de Science et 1'evidente incoherence existant entre la fonction du professeur de Science du premier degre et le conte nu du cours offert par la Chaise de Sciences, qui habilite legalement le professeur pour le magistere du premier degre, motiverent la realisation du present travail. Le travail decrit le plan, relate le deroulement et la conclusion du cours organise par l'UFPR en presentant les avantages et les inconvenients. Il suggere d'autre part sur la base de l'experience analysee, la creation de cours reguliers pour la formation de professeurs de Sciences du premier degre non calques integralement sur les modeles deja analyses, mais qui pourraient etre inspires de cette experience - la. Une retrospective historique des cours qui formaient et des cours qui forment des professeurs de Sciences est presentee . D'autre part est egalement decrite la liste des connaisan ces generales de Sciences a acquerir par l'eleve du premier de gre et les modeles de competence juges comme indispensables au professeur de Sciences du premier degre. Dans la conclusion, le travail montre une serie d'aspects problemathiques inseres dans le schema de formation de professeur de Sciences du premier degre et exprime plusieurs doutes, a travers de questions dont les reponses pourraient laisser prevoir un resultat positif, dans la mesure ou les responsables de l'education, aux differents niveaux arriveraient a voir dans la formation du professeur, le point de depart pour une education plus efficace, en offrant des conditions pouf de nouvelles experiences et en profitant de celles qui ont le mieux reussi.pt_BR
dc.description.abstractabstract: This dissertation has as its motivation the experiment carried out by the Federal University of the State of Parana, giving a course of "Licenciatura Experimental de Ciências" and the notorius incoherence that exists between the function of the Elementary School teacher of Science and by what the courses presently offer as its legal formation. This work describes the plan and the development of the course, as well as presents the conclusions obtained after its ending, showing its advantages and disadvantages. It also suggests, based on that experiment, the implantation of regular courses for the graduation of teachers of Science for the Elementary School. These courses would not be exactly the same as those of the Federal University of the State of Parana, but based on the experience that resulted from it. An historical review of the courses that used to graduate Science teachers and of those that now do it, is presented. Also exposed are the general objectives of Science, foreseen for the students finishing the Elementary School, and the competence standards seen as indispensable for the teachers of Science for the Elementary School. In the conclusions, the dissertation shows several proble matic aspects inserted in the scheme for the preparation of these Elementary School teachers. Some questions are made, expecting that the answers can emerge as soon as those that are responsable for the Education, in its different levels, start to observe that the preparation of the teacher is the starting point for a better education, creating new opportinities and experiments, and knowing how to make better use of those that have succeeded.pt_BR
dc.format.extent129 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleExperiência realizada pela Universidade Federal do Paraná abre novo caminho para a formação do professor de 1º grau na área de Ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record