O plano real e o posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial em face da implementação do Plano Real no Brasil, a partir de julho de 1994. A pesquisa de levantamento efetuada utilizou o método o comparativo de analise, com a aplicação de procedimentos de natureza descritivo-quantitativa em perspectiva seccional e avaliação longitudinal. A população pesquisada constituiu-se dos bancos comerciais e múltiplos com carteira comercial, que atuaram no Brasil no período de 1992 a 1998; a amostra intencional compôs-se de 35 desses bancos. Os dados da pesquisa foram obtidos em relatórios de administração dos bancos, e em respostas ao questionário distribuído aos dirigentes das organizações pesquisadas. Os dados coletados foram tratados por analise conteúdo, analise de agrupamento e testes estatísticos não-paramétricos. Os esquemas interpretativos dos dirigentes foram representados pelos valores e crenças compartilhados pelos dirigentes dos bancos pesquisados e o posicionamento estratégico foi considerado pela disposição dos recursos, produtos e mercados dessas organizações. No período anterior ao Plano Real, a análise de agrupamento apontou dois grupos de bancos com carteira comercial: o de bancos especializados, que se orientavam pela segurança, e o de bancos diversificados, que se orientavam para o crescimento. No período posterior ao Plano Real, foram apontados três grupos: o de bancos especializados, orientados pela segurança; o de bancos de segmento, orientados pela eficiência; e o de bancos integrados, orientados pelo marketing. Os dados permitiram verificar as modificações nos esquemas interpretativos dos dirigentes e no posicionamento estratégico dos bancos, em decorrência da implementação do Plano Real. Os bancos especializados mantiveram sua situação em ambos os períodos. Os bancos de segmento modificaram os esquemas interpretativos, em decorrência de ajustes na infra-estrutura organizacional. Os bancos integrados reorientaram esquemas interpretativos e, por consequência, o posicionamento estratégico. O papel do ambiente nos esquemas interpretativos dos dirigentes foi diferenciado em ambos os períodos pesquisados e entre os grupos de bancos em cada período. Ao final, conclui-se que, apos o Plano Real, a mudança no contexto ambiental dos bancos pesquisados implicou em diferentes formas de mediação do posicionamento estratégico dessas organizações pelos esquemas interpretativos dos seus dirigentes. Abstract: The objective of this inquiry is to verify how the interpretive schemes of the banks executives in Brazil actuate as mediators of the strategic positioning of the commercial banks in face of Real Plan implementation in July of 1994. The survey research used the method the comparative of analysis, with application of descriptive-quantitative procedures by means of sectional perspectives and longitudinal appraisal. The surveyed population comprehends the commercial and multiple banks with commercial portfolios, actuating in Brazil between 1992 and 1998; the intentional sample included 35 of those banks. The data were grasped in reports of administration of the banks and in fulfilled questionnaires by the executives of the inquired organizations. Collected data were submitted to a content analysis, cluster analysis and no-parametric statistical tests. Executive's interpretive schemes were represented by shared values and believed convictions and strategic positioning of the inquired organizations was treated by the disposition of resources, products and markets of these organizations. In the period previous to Real Plan, the grouping analysis aimed two groups of banks with commercial portfolio: the specialized banks, guided for the safety, and the diversified banks, guided for the growth. In the posterior period to Real Plan, were found three groups: the specialized banks, guided for the safety; the segment banks, guided for efficiency; and the integrated banks, guided for marketing. The gathered data permitted to appoint the modifications in the executive's interpretive schemes and bank strategic attitudes resulting from Real Plan implementation. The specialized banks maintained its situation in both periods. The segment banks modified the interpretive schemes, due to fittings in the organizational infrastructure. The integrated banks reoriented the interpretive schemes and the strategic positioning. Ambiental part in interpretive schemes was carefully differentiated for ex ante and ex post Real Plan period. As a final conclusion one may establish this: after Real Plan, the change in the environmental context of the researched banks implied in different forms of mediation of the strategic positioning of those organizations for the its leaders' interpretive schemes.
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