Show simple item record

dc.contributor.authorKrüger, Veridiana de Lima Gomes, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T16:19:05Z
dc.date.available2019-05-18T16:19:05Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60731
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.127-137pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema desta pesquisa é o projeto de educação musical venezuelano internacionalmente conhecido como El Sistema. Nesta pesquisa, El Sistema foi investigado sob o ponto de vista motivacional. Dentre as diversas abordagens teóricas que explicam a motivação humana, nesta pesquisa utilizei como base teórica as concepções de Albert Bandura, contidas em sua obra intitulada "Teoria Social Cognitiva" - TSC (1986). O objetivo geral desta pesquisa foi investigar se os procedimentos metodológicos de ensino, utilizados em El Sistema apresentam características que potencializam a motivação dos alunos que participam do projeto a partir da perspectiva da teoria de Bandura. Como objetivos específicos esta pesquisa pretendeu averiguar se os procedimentos de ensino utilizados pelos professores interferem no processo de desenvolvimento das crenças de autoeficácia dos alunos e de que maneira isso ocorre e verificar se esses procedimentos influenciam no desenvolvimento do processo de autorregulação dos alunos. Para que os objetivos pudessem ser alcançados, foi realizado um estudo de caso, e como técnicas de coletas de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Participaram desta pesquisa professores, coordenadores acadêmicos e alunos de El Sistema. A partir da análise dos dados da pesquisa traçou-se em linhas gerais a macroestrutura da metodologia de ensino criada pelo projeto. Destaco como principais resultados da análise dos procedimentos metodológicos de ensino utilizados pelos professores: a) proporcionam ao aluno o desenvolvimento de fortes crenças de autoeficácia, principalmente por meio de experiência vicária e controle dos estados físicos e emocionais, b) os dados desta pesquisa demonstram que o aspecto de destaque desses procedimentos é a promoção da autorregulação da aprendizagem. A contribuição desta pesquisa para a área da educação musical refere-se tanto à compreensão de um modelo de ensino que está sendo desenvolvido ao longo de 40 anos e que até então carecia de tratamento científico, quanto a uma aproximação entre teoria e prática por meio da identificação de elementos pertencente à TSC de Bandura nos procedimentos metodológicos utilizados para o ensino da música em El Sistema. Palavras-chave: El Sistema. Procedimentos metodológicos de ensino. Motivação. Autorregulação acadêmica. Crenças de autoeficácia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this research is the Venezuelan music education project internationally known as El Sistema. In this research, El Sistema was investigated under the motivational point of view. Among the various theoretical approaches to explain human motivation, this study used as a theoretical basis the views of Albert Bandura, contained in his work entitled "Social Cognitive Theory" - SCT (1986). The overall objective of this research was to investigate the methodological procedures for teaching, used in El Sistema have features that enhance the motivation of the students participating in the project from the perspective of Bandura's theory. Specific objectives this research intended to find out whether the teaching procedures used by teachers interfere in the development process of self-efficacy beliefs of students and how this occurs and verify that these procedures affect the development of selfregulation process of the students. So that the objectives could be achieved, a case study was carried out, and how techniques of data collection were used semi-structured interviews and document analysis. Teachers participated in this research, academic coordinators and El Sistema students. From the analysis of the survey data outlined in general terms the macrostructure of teaching methodology created by the project. We highlight the main results of the analysis of the teaching methodological procedures used by teachers: a) provide students with the development of strong beliefs of self-efficacy, mainly through vicarious experience and control of physical and emotional conditions, b) the data from this research demonstrate that the prominent feature of these procedures is to promote self-regulation of learning. The contribution of this research to the field of music education refers both to the understanding of an educational model that is being developed over 40 years and that previously lacked scientific treatment, about a rapprochement between theory and practice through identification of elements belonging to the SCT Bandura in the methodological procedures used for music education in El Sistema. Keywords: El Sistema. Methodological procedures of education. Motivation. Academic selfregulation. Self-efficacy beliefs.pt_BR
dc.format.extent145 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleUm Estudo sobre El Sistema a partir da perspectiva da teoria social cognitivapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record