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dc.contributor.advisorKossobudzki, Luiz Andrépt_BR
dc.contributor.advisorRoda, Roaldopt_BR
dc.contributor.authorKirdziej, Sérgiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T20:02:07Z
dc.date.available2020-10-20T20:02:07Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60677
dc.descriptionOrientadores: Luiz André Kossobudzki e Roaldo Rodapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 54-56pt_BR
dc.description.abstractResumo: A rapida evolucao da comunicacao visual implicou a revisao dos conceitos e usos da Perspectiva; diante disso, este estudo tem como preocupacao central a revitalizacao do seu ensino. Para promover essa revitalizacao, acredita-se necessario investir na formacao do professor envolvido com esse ensino, ou seja, o professor de Educacao Artistica com habilitacao em Desenho. Procura-se aqui fornecer fundamentos didaticos especificos para a disciplina, uma vez verificado que a formacao do professor neste campo vem tendo carater marcadamente instrumental, que nao o habilita para um trabalho pedagogico criativo a nivel de 19 e 29 graus. Para esta fundamentacao didatica, abordou-se a Perspectiva em tres aspectos diversos, descobrindo nela principios de cunho socio-cultural, estilistico e de percepcao e representacao, delineando uma organizacao da disciplina que somada a formacao instrumental oferecida ao professor, devem torna-lo capaz de desenvolver adequadamente a orientacao escolar nesta area. Observada a pertinencia dessa organizacao em funcao das diretrizes de ensino de 19 e 29 graus, sugere-se a inclusao da mesma no curriculo de formacao do professor, ou em cursos de atualizacao para professores ja formados, o que viria a completar a capacitacao docente e habilitar o professor a um trabalho condizente com as exigencias da epoca.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The rapid evolution of visual communication demands a revision of concepts and utilizations of Perspective; the main preocupation of this study is the revival of Perspective's teaching. To promote such revival is necessary to invest in the education of teachers involved with Perspective, that is, teachers of Arts graduated in Drawing. This study tries to give specific didatic principles for the teaching of Perspective, once it was verified that the education of teachers in this area of knowledge is mainly instrumental with very few tasks which would provide for a criative pedagogic work in elementary school and college. Perspective was approached in three distinct aspects: socio-cultural, stylistic and aspects of perception and representation. This presentation outlines the fundamental organization for a course of instruction that added to the instrumental know-how given to the teacher must be enough to let him able to develop an adequate orientation in this field. The importance of such organization in relation to the main teaching directions of elementary school and college is observed and recommendations for its inclusion in the curriculum of teachers is made so as to complement the education of teachers of Arts and qualify them for tasks more suitable with the demands of the school system in our days.pt_BR
dc.format.extent56 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação artistica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComunicação visual - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino da perspectiva : fundamentos para uma nova abordagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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