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dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Rosângela Mazzia Inocênciopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-19T15:22:18Z
dc.date.available2019-06-19T15:22:18Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60628
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clóvis L. Machado-da-Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Mestrado em Administraçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 132-139pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Estratégias e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico de duas cooperativas agrícolas, em face das mudanças no contexto institucional, no período de 1993 a 1999. As organizações estudadas foram a Coamo - Cooperativa Agrícola Mourãoense e a Cocamar - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá, ambas localizadas no estado do Paraná. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo comparativo de casos, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados primários foram obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas com quatro dirigentes do primeiro escalão da Coamo e quatro da Cocamar, bem como observação direta. Os dados secundários foram coletados mediante análise de relatórios da diretoria, atas de reuniões, jornal e outros documentos elaborados pelas empresas no período em estudo, bem como da análise de informativos de órgãos ligados ao setor agrícola e banco de dados cooperativo. O tratamento dos dados foi efetuado por meio de procedimentos descritivo-qualitativos, mediante análise documental e análise de conteúdo por meio da categorização temática e posterior confirmação nas entrevistas semi-estruturadas. Os esquemas interpretativos foram analisados a partir dos valores/crenças compartilhados pelos dirigentes, identificados nos documentos organizacionais e entrevistas semi-estruturadas. Os dados revelam que houve uma mudança nos esquemas interpretativos do Cocamar após a crise financeira de 1995. Os principais valores encontrados, antes da crise, foram: investimentos, modernidade, ousadia, pioneirismo e política social. Após a constatação da crise, houve uma mudança dos valores para: parceria, profissionalização, planejamento, custos e política econômica. Essa mudança nos valores refletiu no posicionamento estratégico da organização na medida em que ela passou a focar o mercado regional, ampliou sua linha de produtos ao invés de manter o processo de diversificação, reduziu seus investimentos e os seus custos, assumindo definitivamente uma postura de empresa cooperativa. O posicionamento estratégico e os valores encontrados na Cocamar após 1995 são bastante similares aos encontrados na Coamo ao longo do período em estudo. A Coamo comercializou, basicamente, com o mercado externo, atuou com produtos tradicionais na região, realizou investimentos de forma moderada e condizente com uma política de manutenção do capital de giro, assumindo sempre uma postura empresarial na atividade. Esse posicionamento estratégico foi intermediado por valores como capitalização, cautela, profissionalização, harmonia e política econômica. Em conclusão, os resultados da análise comparativa das cooperativas em estudo, demonstram que o posicionamento estratégico foi intermediado pelos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais condicionados pelo contexto ambiental de referência nacional, no caso da Coamo e regional, no caso da Cocamar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this research is to verify in which ways the interpretative schemes of the executives of two cooperatives acted as mediators of the strategic positioning of these companies facing the changes in the institutional context from 1993 to 1999. COAMO - Agricultural Cooperative from Campo Mourão and COCAMAR - Coffeegrowers, agricultural and cattle raising Cooperative of Maringá, were the organizations studied, both located in state of Paraná. The method that characterizes this research is the comparative study of cases with the use of multiple sources of evidence. The primary data were obtained through semi-structured interviews with four leaders of Coamo and four leaders of Cocamar, as well as direct observation. The secondary data were collected by means of management reports, minutes of meetings, service bulletin and other documents elaborated in the period of the study and through the analysis of reports of organs linked to the cooperative section and cooperative database. The treatment of the data was made by means of descriptive-qualitative procedures, through documental analysis and content analysis. The interpretative schemes were analyzed starting from the values shared by the leaders identified in the organizational documents and semistructured interviews. The data reveal that there was a change in the interpretative schemes of Cocamar after the crisis of 1995. The main values found before the crises were: investments, modernity, boldness, pioneering and social politics. After the verification of the crisis, there was a change of the values to: paternship, professionalization, planning, costs and economic politics. This change in the values reflected in the strategic positioning of the organization as it began to focus the regional trade, increased the line of products instead of keeping the process of diversification, reduced the investments and the costs, taking on the posture of a cooperative enterprise. These values are quite similar to the values found in Coamo along the period of study. Coamo did business basically with the external trade, acted with traditional products in the region, invested in a moderate way according to politics of working assets, always taking on an enterprising posture in the activity. This strategic positioning was intermediated by values such as capitalization, caution, professionalization, harmony and economic politics. To sum up the results demonstrate that the strategic positioning was intermediated by the interpretative schemes of the organizational directors conditioned by the institutional context of national reference, in the case of Coamo and regional in the case of Cocamar.pt_BR
dc.format.extent146 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectCooperativaspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleContexto institucional, esquemas interpretativos e posicionamento estratégico de duas cooperativas agrícolas paranaenses : estudo comparativo de casospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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