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dc.contributor.advisorTelma, Romeu Rössler, 1944-pt_BR
dc.contributor.authorLandmann, Raulpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-19T15:45:15Z
dc.date.available2019-06-19T15:45:15Z
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60627
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Romeu R. Telmapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 203-213pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Estratégias e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: O contínuo acirramento da concorrência a nível doméstico e global, a turbulência e a velocidade das mutações nos negócios, tomaram crítica a sobrevivência das organizações, forçando-as a buscar meios para melhorar o desempenho, e conseqüentemente, a competitividade. Uma das alternativas maciçamente adotadas para fazer frente a este ambiente de dinâmica crescente foi a abordagem estratégica da qualidade, dando origem à "administração estratégica da qualidade", conhecida como TQM (total quality managemenf), para promover as necessárias mudanças de adequação. O mundo presenciou então, nos anos oitenta, o surgimento de um amplo movimento identificado como "a cultura da qualidade", que no Brasil iniciou somente uma década após. Todavia, estes esforços nem sempre são bem sucedidos ( a literatura aponta que cerca de dois terços dos programas de qualidade falham, com muitas organizações fracassando totalmente, enquanto que outras obtém resultados medíocres). Dado à representatividade que as pequenas empresas têm na economia nacional, e as suas condições de competição relativamente desvantajosas, em função de suas peculiaridades, foi selecionado este universo para analisar o impacto provocado pelo TQM no desempenho organizacional, através de um estudo exploratório e não experimental. Investigou-se a relação entre a introdução do TQM em organizações de pequeno porte, e a evolução dos seus indicadores de desempenho, bem como analisou-se a influência que a forma de gerenciamento do TQM, e a presença que certas características organizacionais tipicas das pequenas empresas, exercem nestes indicadores. A pesquisa, realizada em março/abril de 1997, abrangeu 38 pequenas empresas, localizadas na região de Lages, estado de Santa Catarina, que iniciaram a implantação do TQM em 1996, utilizando a metodologia do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os dados foram coletados mediante aplicação de questionários com perguntas fechadas, entregues pessoalmente nas empresas, e tratados estatisticamente, chegando-se às conclusões através do método hipotético-dedutivo. Os resultados demonstram que houve uma evolução positiva nos indicadores de lucratividade, qualidade, produtividade e redução de custos. Percebeu-se ainda que há associação na evolução dos indicadores com a liderança no gerenciamento do programa da qualidade, nível de planejamento da empresa, participação dos funcionários e existência de mecanismos de reconhecimento por resultados. A ênfase em técnicas como 5S, pesquisas de satisfação dos clientes, análise e melhoria de processos, avaliação de fornecedores, e garantia da qualidade, também têm influência destacada nos indicadores. Conclui-se, a partir dos resultados observados, que o TQM é uma alternativa estratégica viável para promover vantagens competitivas nas organizações de pequeno porte.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The standing increase in local and global competition, together with the speed and turbulence of the changes in business conditions have made the success and even the survival of organizations a critical issue, and have therefore forced them to seek new ways to improve their performance and their competitiveness. One of the many alternatives adopted to forestall this environment has been a strategic approach to quality known as TQM - Total Quality Management.During the eighties, there has been a widespread movement known as "the quality culture", which began to be adopted in Brazil several years later. TQM efforts are not always successful - littérature points out that close to two-thirds of the programs fail, either partially or even totally, depending on the type of the organization. This work has concentrated on the impact of TQM on the performance of small enterprises through an exploratory study, because of the importance of these type of organizations in the Brazilian economy. The relationship between the introduction of the TQM principles and the evolution of their performance indicators was analysed, as was the influence that the TQM managerial process and the characteristics of small enterprises has had upon these indicators. The research was done between March and April 1997 on 38 firms located in the region of Lages, State of Santa Catarina, Brazil, that had begun the implementation of TQM during the year 1996, utilizing the SEBRAE1 metodology. The data were obtained through a written questionnaire, and further treated statistically in order to allow the drawing of conclusions through the hypothetic-deductive method. The results show that there has been an improvement in the profitability, quality, productivity and cost reduction indicators. There is also an association between the improvement in the main indicators and the leadership in the quality program, as well as with the level of entrepreneurial planning, human resource participation and the existance of a reward system based on results. Techniques such as the 5 S program, customer satisfaction results, analysis and process improvement, supplier evaluation and quality guarantee also show considerable influence on the performance indicators. As a general conclusion, it could be observed that TQM is a viable strategic alternative in order to promote and assure competitive advantages for small organizations.pt_BR
dc.format.extent213 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectPequenas e medias empresas - Administraçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleO impacto do TQM em empresas de pequeno portept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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