A escola pública do Contestado do município da Lapa : contradições entre a organização do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST, educação do campo) com a evasão escolar dos alunos da localidade para áreas urbanas
Date
2019Author
Silveira, Josefa Fieszt da, 1969-
Metadata
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Evasão escolarEscolas rurais
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A Educação Rural por muito tempo foi marginalizada e deixada em segundo plano. Os recursos da educação visavam as escolas urbanas ficando as rurais abandonadas. Com o Movimento da Educação do Campo que passou a tomar corpo a partir da década de 1990, o campo, a partir dos Movimentos Sociais, passou a ter visibilidade. Diante deste contexto, tenta-se responder a seguinte questão norteadora deste estudo: Quais ações são necessárias para diminuir a evasão escolar na Escola do Campo do Assentamento do Contestado no município da Lapa? O principal objetivo deste estudo é: Propor ações para diminuir a evasão escolar dos alunos da Escola do Campo do Contestado. Os objetivos específicos são: Descrever suscintamente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST, Educação do Campo) no município da Lapa. Apresentar as ações existentes que visam a diminuição da evasão escolar dos alunos da Escola do Campo do Contestado. Descrever a contribuição do Movimento da Educação do Campo para a efetivação da Gestão Escolar da Escola do Contestado. Identificar as causas da evasão escolar na Escola Municipal do Campo do Contestado. Essa pesquisa se justifica por sua relevância acadêmica e social. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada, sendo a sua abordagem qualitativa. O alcance dos objetivos é descritivo. Os dados utilizados são de fontes primárias e secundárias, coletados por meio de procedimentos técnicos bibliográfico, documental e entrevista semi-estruturada. Trata-se de um estudo de caso, sendo a sua amostragem intencional. Pode-se observar que a evasão escolar é um problema, principalmente no campo, pois ao sair da escola, o aluno vai para a cidade perdendo sua identidade e cultura. Por meio de políticas públicas tanto municipais quanto estaduais é possível dar condições de trabalho para os professores, e assim desenvolverem um processo de ensino-aprendizagem que atrele a teoria com a prática, ou seja, com a realidade do aluno.