dc.contributor.author | Liebl, Jocemara Grossl, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendonça, Andréa Torres Barros Batinga de, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T16:30:32Z | |
dc.date.available | 2021-10-21T16:30:32Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60496 | |
dc.description | Orientador : Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho visa à sensibilização dos stakeholders para a constituição de um observatório social na área da educação do município de Rio Negrinho-SC. Foi utilizada uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, foram utilizados instrumentos de pesquisa como estudo documental, entrevistas e analise de dados. O presente trabalho está desenvolvido da seguinte forma: primeiramente aponta sobre a importância do observatório social para uma organização, onde o mesmo aponta fatores de contribuições e melhorias das ações do desenvolvimento social da população e monitoramento dos recursos públicos destinados à educação municipal. Demonstrados cases de sucesso na cidade de Maringá no estado do Paraná, o qual apresenta exemplos de aspectos positivos dentro do observatório social daquela organização. Outra questão é o controle social manifestado, pode ser monitorado com a criação do observatório social. Apresenta-se uma breve caracterização da instituição estudada, que vem a ser a secretaria de educação do município de Rio Negrinho-SC, para a finalização um apontamento com o embasamento das entrevistas realizadas no decorrer do estudo, de forma onde os entrevistados manifestaram opiniões abertas e informais em relação ao tema proposto, assim foi possível obter uma visão do público sensibilizado e interessado frente ao observatório social, deixando claramente que esta organização pode ser de suma importância para uma instituição pública, e principalmente trará ações eficientes a toda população. Portanto, observa-se que este tema tem relevância social propícia para realização de estudos e grande probabilidade deste movimento ser implantado na área estudada. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Administração municipal - Rio Negrinho (SC) | pt_BR |
dc.title | Sensibilização dos stakeholders para constituição de um observatório social na area da educação no município de Rio Negrinho-SC | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |