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dc.contributor.authorKawahara, Samuel, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Marcella Lopes, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T17:31:29Z
dc.date.available2019-09-06T17:31:29Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60395
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Drª Marcella Lopes Guimarãespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Históriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este presente trabalho tem como objetivo analisar a obra de D. Pedro Afonso de Barcelos, conde português que viveu entre 1287-1354. Famoso por seu Livro de Linhagens, pela atribuição da Crónica de 1344 e por seu cancioneiro, em que trata de temas lírico-amorosos e de canções e poesias de escárnio e maldizer, possui uma obra que abrange cerca de 10 poemas preservados pelo tempo. Foi filho bastardo do rei de Portugal D. Dinis, também poeta notório. Esta monografia procura analisar, sobretudo, a lírica amorosa do conde, com um rápido cotejamento com a obra satírica. Analisamos as cantigas no contexto, procurando relações com outras poesias trovadorescas daquele tempo. Procurou-se fazer uma transcrição das poesias, escritas originalmente em galego-português, transcrevendo-as em português contemporâneo, omitidas no texto da monografia, mas utilizadas na compreensão das obras. O texto principal começa com a biografia de D. Pedro de Barcelos. Achamos por bem fazer uma incursão na formação de Portugal ainda na época romana, estabelecendo laços com a monarquia visigoda e a moderna monarquia portuguesa. Depois há uma descrição do nobre, tentando ressaltar a sua personalidade e sua atuação na monarquia da época. Através de livros de linhagem e de suas poesias procura-se estabelecer um "perfil" imagético deste nobre, suas características e aptidões pessoais. Segue-se então, para a análise dos poemas em si, dividida em duas partes, a lírica amorosa e a poesia satírica. Na lírica amorosa foram utilizados todos os poemas preservados pelo tempo, e na satírica apenas dois, por serem mais representativos da obra de D. Pedro. Ressaltamos a fundamental contribuição da historiadora Adriana Mocelim, pesquisadora do NEMED e especialista na obra de nosso autor. As fontes primárias foram transcritas do site: www.cantigas.fcsh.unl.pt , importante e completa base de dados da poesia medieval galego-portuguesa. Palavras-chaves: Pedro Afonso de Barcelos, Trovadores, Cancioneiro Medieval.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTrovadorespt_BR
dc.subjectPoemas em prosapt_BR
dc.subjectPoesia medievalpt_BR
dc.subjectCanções de trovadorespt_BR
dc.titleO cancioneiro do Conde Pedro Afonso de Barcelos (1287-1354) : relações culturais e políticas no Portugal tardo-medievalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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