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dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorDomiciano, Tamara Dias, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T11:57:27Z
dc.date.available2021-05-06T11:57:27Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60389
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 22/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.155-169pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os estudos sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo disseminados em diversos campos de pesquisa, dentre eles encontra-se a formação de professores de ciências. Nesta área, defende-se que a inclusão de discussões sobre aspectos relacionados ao enfoque CTS, como natureza da ciência, contextualização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, processos de tomada de decisão, aliada a uma educação problematizadora e emancipatória, de acordo com os pressupostos de Paulo Freire e do Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade, viabiliza a formação de docentes conscientes de seu papel humanizador. Caminhando nesta direção, o curso de Licenciatura em Ciências do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, apresenta uma proposta de formação inicial de professores de ciências, por meio de um currículo emancipatório, que objetiva formar educadores intelectualmente autônomos, para uma educação socialmente comprometida. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem é pautado na metodologia de trabalho por projetos, tendo como ponto de partida a realidade local e o desenvolvimento regional sustentável. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar as abordagens do enfoque CTS presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral, na percepção e na prática dos docentes formadores. Para tanto, esta investigação de natureza qualitativa, estruturada a partir do método de estudo de caso, foi composta de três etapas para a constituição de dados, sendo a primeira uma pesquisa documental com base no Projeto Pedagógico do Curso, a segunda foi estabelecida com base na observação participante das atividades desenvolvidas no curso em dois módulos, sendo eles de "concepções de ciência e educação" e "vivências de docência, relação ciência e sociedade e prática de ensino", e por fim, a terceira configurou-se em entrevistas com quatro os professores formadores, que ministravam os módulos. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam para abordagens do enfoque CTS em duas perspectivas: crítica e reducionista. Na abordagem reducionista, houve discussões sobre tecnologia como aplicação da ciência, tecnocracia, neutralidade e de ciência indutivista e linear. Porém, houve maior atenção à perspectiva crítica do enfoque CTS, problematizando percepções ingênuas sobre ciência e tecnologia, interdisciplinaridade e contextualização, além de uma concepção de educação problematizadora, com base na dialogicidade, humanização e na formação de uma cultura de participação. Tais resultados contribuem para discussões sobre a inserção do enfoque CTS em uma perspectiva crítica na formação inicial de professores de ciências. Palavras-chave: Enfoque CTS. Licenciatura em Ciências. Formação Inicial de Professores de Ciências.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The studies on the interactions between Science, Technology and Society (STS) have been disseminated in several fields of research, among them is the science teacher training. In this area, it's argued that the inclusion of discussions on aspects related to the STS studies, such as nature of science, contextualization of scientific and technological knowledge, decision-making processes, allied to problematizing and emancipatory education, according to Paulo Freire and Latin American Thinking in Science, Tecnology and Society, makes possible the formation of teachers aware of their humanizing role. Walking in this direction, the course in Science Teaching Training Degree of the Paraná coastal sector of Federal University, presents a proposal for the initial formation of science teachers through an emancipatory curriculum that aims to train intellectually autonomous educators for a socially committed education. In addition, the teaching and learning process is based on the methodology of work by projects, taking as a starting point local reality and sustainable regional development, indicating the presence of approaches of the STS studies in the course. In this way, the objective of this research was to analyze the approaches of the STS studies present in the Pedagogical Project of the Science Teaching Training Degree of UFPR Litoral, in the perception and in the practice of the formative teachers. Therefore, this investigation of qualitative nature, structured from the case study method, was composed by three stages. The first one was a documentary research based on the Pedagogical Project of the Course, the second one was established based on the participant observation of the activities developed in the disciplines "conceptions of science and education" and "experiences of teaching, relation science and society and teaching practice", and finally, the third one was set up in interviews with four teacher trainers, who ministered the disciplines that were observed. The data were analyzed from the Discursive Textual Analysis. The results point to approaches of the STS studies in two perspectives: critical and reductionist. In the reductionist approach, there were discussions about technology such as application of knowledge, technocracy, neutrality, and inductive and linear science. However, the major emphasis was in a critical perspective, problematizing naive perceptions about science and technology, interdisciplinarity and contextualization, as well as a conception of problematizing education, based on dialogue, humanization and the formation of a culture of participation. These results contribute to discussions about the insertion of the CTS approach in a critical perspective in the initial formation of science teachers. Keywords: CTS approach. Science teaching Degree. Initial science teaching formation.pt_BR
dc.format.extent239 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEnfoque CTS no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoralpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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