Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMelo, Juliana da Cruz de, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherMocrosky, Luciane Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T16:57:49Z
dc.date.available2021-05-06T16:57:49Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60349
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Luciane Ferreira Mocroskypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 27/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.161-166pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca da Investigação Matemática (IM) na formação inicial de professores que ensinam Matemática, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica orientada pela interrogação "Como a Investigação Matemática tem se revelado em experiências de ensino pelas vozes do PIBID/UFPR?". O estudo foi desenvolvido em dois momentos, divididos em uma parte teórica e uma parte prática. Inicialmente são apresentados alguns estudos e documentos que fundamentam e regularizam o PIBID e, posteriormente, a organização e a estrutura do programa na UFPR. Também foi feito um levantamento teórico sobre a IM, destacando os principais autores e estudos desenvolvidos nessa área. Avançando na compreensão do tema, buscou-se, também, ouvir os professores coordenadores do PIBID/UFPR que desenvolvem projetos dos quais participam alunos do curso de licenciatura em Matemática. A fala dos coordenadores foi orientada pela seguinte pergunta: Como o professor, coordenador do PIBID, compreende a Investigação Matemática no processo de formação dos futuros professores? Procedeu-se, então, para uma análise ideográfica, destacando-se as ideias individuais da fala de cada depoente. Num momento seguinte, foi feita uma análise nomotética que revelou características gerais das falas dos depoentes, dando origem a três regiões de generalização: futuro professor em forma-ação; escola como campo formativo; e a IM na formação inicial do professor: o PIBID/UFPR. Essas regiões de generalização, também chamadas de "categorias", estruturam o fenômeno de estudo, isto é, a Investigação-Matemática-na-formação-do-professor, e foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com os autores que tratam do tema e com o dito pelos depoentes. Por fim, foi apresentada uma síntese compreensiva do estudo, na qual se destacaram possibilidades de, através da IM, educar com a Matemática. Também se verificou que a IM se faz presente em todos os subprojetos do PIBID/UFPR que abarcam alunos do curso de Licenciatura em Matemática, cada um com suas particularidades e com diferentes entendimentos sobre a IM na formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática. Investigação Matemática. PIBID.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work is to elucidate some comprehensions on Mathematical Investigation ("Investigação Matemática" in Portuguese - IM) for the initial education of teachers who teach Mathematics, in the context of the Scholarship Institutional Program for Teaching Initiation (Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID) of the Federal University of Paraná (Universidade Federal do Paraná - UFPR). This work brings a qualitative research with phenomenological approach oriented by the inquiry: "How has Mathematical Investigation been revealed in teaching experiences through PIBID/UFPR voices?" This study was developed in two moments, a theoretical part and a practical one. Initially some studies and documents which ground and regularize the PIBID, according to the organization and the structure of this program at UFPR, were presented. It was also done a theoretical survey on IM, focusing on the referential authors and studies developed in the field. Advancing into the comprehension of the theme, it was also aimed to hear the professors who coordinate the PIBID/UFPR and develop projects students of the Mathematics Teaching course attend. The coordinators' reported discourse was oriented by the question: How does the professor, PIBID's coordinator, comprehend the Mathematical Investigation in the process of education of future teachers? Then, it was done an ideographic analysis, focusing on the individual ideas of each interviewee's speech. Afterwards, it was done a nomothetic analysis that revealed general features of the interviewees' speeches, which gave rise to three generalization areas: future teacher in form-a(c)tion; school as an educative field; and the IM in the initial teacher's education: PIBID/UFPR. These areas of generalization, also called "categories", form the structure of the studied phenomenon, that is, the Mathematical-Investigation-inthe- education-of-the-teacher, and were interpreted in the dialogue between the researcher and the authors who approach this theme and between the researcher and the interviewees. Finally, it was presented a comprehensive synthesis on the study, which highlighted possibilities of, through IM, educate with Mathematics. It was also realized the IM in all PIBID/UFPR subprojects that involve students of Mathematics Teaching course, each one with its particularities and with different understandings on the IM in the education of the teacher. Key-words: Mathematical Education. Mathematical Investigation. PIBID.pt_BR
dc.format.extent256 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleInvestigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples