Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavallet, Valdo Jose, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorBrandes, Sylviept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T16:53:00Z
dc.date.available2022-08-17T16:53:00Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6031
dc.descriptionOrientador: Valdo José Cavalletpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: As práticas de avaliação têm raízes históricas que remontam ao século XVI. A ciência vem contribuindo para que a comunidade educativa possa compreender como acontece a aprendizagem efetivamente, integrando o conceito de conhecimento construído a partir das interações. A proposta da avaliação mediadora valoriza estas descobertas científicas. Neste estudo, investigamos as possibilidades e limites da avaliação mediadora, na perspectiva do professor, que viveu um processo de transformação das práticas de avaliação, em um colégio particular situado em Curitiba. Pesquisamos dezesseis professores, por meio de questionário, e três lideranças da instituição, por meio de entrevista. Constatamos que a avaliação mediadora foi percebida pelos educadores como viabilizadora de uma aprendizagem mais significativa, na medida em que implica em transformações na metodologia de ensino. Esta prática proporcionou ao educador uma proximidade maior de seu aluno, e assim, este foi valorizado em suas particularidades e necessidades. O professor compreendeu também a importância de fazer uma auto-regulação de seu próprio trabalho. As dificuldades relatadas, diante da prática nesta instituição de ensino, abordaram aspectos fundamentais que mereceram uma análise detalhada, pois o educador, personagem central neste estudo, mostrou coerência e consistência em suas reflexões. Aos limites foram propostas soluções. Às futuras ações, para aprimoramento do processo, certamente corresponderão novamente outras possibilidades e limites. Palavras-chave: Avaliação mediadora; práticas pedagógicas; educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The evaluation practices have historical roots that reminds us the 16th century. The science has been contributing in order to help educative community understand the learning process, integrating the concept of built knowledge considering the interactions. The mediating evaluation purpose values scientific discoveries. In this study, the possibilities and limits of mediating evaluation have being investigated, considering the perspective of a teacher who lived the transformation process in the evaluation practices in a private school located in Curitiba. Sixteen teachers and also three leaders coordinators have been interviewed following a questionnaire. We have found out that the mediating evaluation makes possible the significative learning, considering that this method implies in the teaching methodology. This practice has provided a closer relationship between the teacher and the students; as a result it is possible to focus the attention in each pupil, valorizing his/her needs and peculiarities. The teacher has also understood the importance of self-regulation of his/her own job. The complications reported, considering the practice in this educational institution, present fundamental aspects that worth a detailed analysis, because the educator, main character in this study, showed coherence and consistence in his/her reflections. They suggested solutions for the limits. To the future actions, in order to improve the process, will certainly correspond to other possibilities and limits. Key W ords: Mediating evaluation; pedagogical practices; educationpt_BR
dc.format.extentvii, 103 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAvaliaçao - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples