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dc.contributor.advisorFrahm, Gertrud Friedrich, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorAmato, Laura Janaina Diaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T12:56:48Z
dc.date.available2019-12-19T12:56:48Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6030
dc.descriptionOrientadora: Gertrud Friedrich Frahmpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre dos aspectos culturais dos livros didáticos produzidos na Alemanha, após a elaboração do novo Quadro Comum1 internacionais publicadas na versão alemã em 2002. Este estudo é uma crítica ao material didático estrangeiro sob o aspecto da formação intercultural do estudante do Ensino Fundamental e Médio. A análise aqui apresentada terá como fundamentação teórica os pressupostos teóricos da psicologia, da antropologia e da lingüística, entre eles VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) e BAKHTIN (2004). O estudo aqui realizado procura verificar a presença dos objetivos relativos ao saber sociocultural, nos livros Themen Aktuell 1 e Berliner Platz 1, pretendido pelo Quadro comum e se esses correspondem aos Parâmetros Curriculares Nacionais2 (BRASIL, 1998), já que os PCNs são no momento os documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Estrangeira no Brasil. Após a análise verificou-se a necessidade de uma análise crítica ao escolher o material a ser utilizado em sala de aula, pois ele pode não corresponder com os objetivos oficiais propostos. Os parâmetros legais que regem o ensino de língua estrangeira no Brasil devem ser analisados e eventualmente revistos, tendo em vista a realidade nacional inserida no contexto internacional. Palavras-chaves: cultura, educação intercultural, livro didático, alemão como língua estrangeira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research work aims at to develop an analysis on of the cultural aspects of the text books produced in Germany, after the elaboration of the new international European References published in the German version in 2002. This study is a critic to the material didactic foreigner under the aspect of the student's of the Fundamental and Medium Teaching formation intercultural. The analysis here presented will have as theoretical base from the psychology, of the anthropology and of the linguistics, among them VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) and BAKHTIN (2004). The study here accomplished search to verify the presence of the relative objectives to the sociocultural knowledge, in the books Themen Aktuell 1 and Berliner Platz 1, intended by the European References and if those correspond to the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998), since healthy PcNs in the moment the documents official help us of the teaching of Foreign Language in Brazil. After the analysis the need was verified from a critical analysis when choosing the material to be used at classroom, because he cannot correspond with the objectives proposed officials. The legal parameters that you/they govern the teaching of foreign language in Brazil should be analyzed and eventually reviewed, tends in view the national reality inserted in the international context Keywords: culture, intercultural education, textbooks, German as foreign languagept_BR
dc.format.extent199f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua alemã - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleAspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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