Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Carla Martins de, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherBoschilia, Roselipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-17T19:23:42Z
dc.date.available2019-05-17T19:23:42Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60277
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Roseli Terezinha Boschiliapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 14/12/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.96-101pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho faz uma abordagem da historiografia sobre as mulheres, bem como a importância do feminismo na reivindicação para que ocultamento das mulheres na história fosse superado. Neste contexto, a contribuição das abordagens utilizando a categoria de gênero foram importantes, inclusive com a vasta pesquisa nesta área no estado do Paraná. O trabalho procura fazer uma análise sobre a ausência das mulheres, também, no ensino de História, utilizando estudos sobre o ocultamento das mulheres nos livros didáticos. Apresenta como proposta metodológica, tema a ser estudado nas aulas de História, que dá destaque à participação das mulheres na Constituinte de 1985-1988, tendo como parâmetro a organização curricular do estado do Paraná. Tal proposta é direcionada à professores/as de História. Palavras-chaves: Ensino de História. Mulheres. Constituinte (1985-1988). Processo histórico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study takes and approach to historiography on women, as well as the importance of feminism in claming that the woman concealment in history be overcomes. In this connection, the contribution of approaches drawing on gender category were important, Including the huge research in this area I. The State of Parana. The paper decks to analyze the woman al sence, also, in history education, making use of studies about the women concealment in textbooks. Presented as methodological proposal four topics to be studied in History classes that highlight the participation of the women in for the 1985-1988 Constituent, having as a parameter the educational organization of Parana State. The proposal is addressed to History's professors. Keywords: History teaching. Women. Constituent (1985-1988). Historic process.pt_BR
dc.format.extent101 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectHistória (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectProfessores de historia - Formaçãopt_BR
dc.subjectMulheres - Históriapt_BR
dc.titleO Protagonismo das mulheres na história : proposta metodológica para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record