A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa
Date
2019Author
Knoepke, Viviane Aparecida
Metadata
Show full item recordSubject
Educação especialSistemas de escolas municipais
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : O projeto de intervenção ao qual se apresenta teve como objetivo propor
melhorias para o funcionamento das redes de cooperação na Rede Municipal de
Ensino da cidade de Ponta Grossa-PR. Dessa análise é possível identificar as
relações entre redes de cooperação e o CMAEE (Centro Municipal de Atendimento
Educacional Especializado), ao qual presta serviços para crianças que apresentam
dificuldades na aprendizagem e matriculados na rede municipal de ensino de Ponta
Grossa. A justificativa do projeto descrito tem como ponto fundamental a relação das
PPPs (Parcerias Público-Privada) e o setor CMAEE (Centro Municipal de Atendimento
Educacional Especializado) pertencente SME/PG (Secretaria Municipal de Educação
do Município de Ponta Grossa). O educacional especializado (AEE) é considerado
atendimento um serviço fundamental para a efetivação dos resultados positivos
relacionados as políticas de inclusão de crianças com necessidades especificas. A
partir do objetivo geral supracitado, os seguintes objetivos específicos foram
delineados: a) Investigar quais são os indivíduos (atores) que fazem parte desta
instituição; b) Diagnosticar como ocorrem redes de cooperação com outras
instituições e em que colaboram para a construção deste trabalho (atendimento
especializado); c)Identificar qual o perfil das instituições que atuam como redes de
cooperação; d)Apontar as dificuldades encontradas nas redes de cooperação; e)
Realizar propostas através dos estudos finalizados de sugestão de superação dos
obstáculos. Para o diagnóstico da situação problema, os dados coletados foi utilizado
a observação, entrevista e análise de documentos. Plano de implantação defende a
criação de estratégias que possibilitam uma comunicação efetiva entre universidades
e escolas. Elaborar um plano de implantação, preparando o campo para que estas
parcerias sejam concretizadas.
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- Gestão pública municipal [197]