Proposta de mudança no processo de avaliação de desempenho na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais
Resumo
Resumo : A população está mais exigente e consciente de seus direitos e dispostos a reivindicar que seus direitos sejam cumpridos e denunciar quando ocorre algum tipo de excesso ou descaso do servidor, fazendo com que os servidores públicos tenham que cumprir seu papel atendendo bem os cidadãos e executando seu trabalho com eficiência. A realidade atual na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais são funcionários desmotivados, com baixa eficiência e sentindo se desvalorizados e tendo como um dos fatores a forma como a avaliação de desempenho ocorre atualmente. Este trabalho é uma pesquisa de natureza descritiva e qualitativa e tem como objetivo propor mudanças no sistema de avaliação de desempenho baseado no diagnóstico do processo de avaliação atual realizado através de entrevista com os funcionários efetivos da secretaria. Os resultados confirmaram a percepção inicial do autor do trabalho que é o descontentamento com o processo e desmotivação. As mudanças propostas se baseiam em avaliações que ocorram durante o ano com base em dados de produção, relatórios de freqüência, com uma comissão permanente, com mudança
no critério de avaliação e incentivo ou valorização dos funcionários a participarem de cursos de aperfeiçoamento e valorização. Essas mudanças visam diminuir as interferências nas avaliações, uma maior valorização dos funcionários, maior
motivação e uma melhoria nos serviços prestados aos cidadãos, aumentando a eficiência, pois os funcionários públicos têm papel importante na melhoria dos serviços prestados à população já que são aqueles que realizam o trabalho.
Collections
- Gestão pública municipal [197]