Desastroso ou milagroso? O automóvel na cena urbana de Curitiba a partir da publicidade e das charges de A Bomba (1913)
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Data
2012Autor
Stadler, Naiara Batista Krachenski, 1990-
Metadata
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Resumo : A partir de uma bibliografia sobre a modernização do Brasil e de Curitiba na época da Primeira República e também sobre a utilização das fontes visuais no trabalho historiográfico, desenvolve-se, nesta pesquisa, um estudo acerca das propagandas e das charges de automóveis publicadas na revista curitibana A Bomba, de 1913. Na publicidade, o automóvel é apresentado como um dos novos objetos da "modernidade" almejada à época, bem como signo de status social. Tais anúncios são confrontados às representações do automóvel em charges publicadas na mesma revista, considerando as opiniões críticas dos caricaturistas sobre a presença crescente desses novos artefatos que circulavam na cidade. A partir desse exercício de análise de fontes visuais é possível observar a presença de diferentes pontos de vista acerca da presença cada vez maior do automóvel na cidade de Curitiba. O confronto dos anúncios com as charges permite perceber que, apesar do ímpeto de modernização nas cidades brasileiras, o cotidiano das pessoas com os novos objetos da modernidade nem sempre correspondia à forma maravilhosa como queria a propaganda da época.
Palavras-Chave: Publicidade; Charges; Modernidade.