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dc.contributor.authorKnoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T19:45:04Z
dc.date.available2019-05-28T19:45:04Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60007
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Gláucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Éducação. Defesa : Curitiba, 30/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.135-144pt_BR
dc.description.abstractResumo: As limitações das Políticas Públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola, aliado a um sistema educacional, que na formação de professores, não considera a responsabilidade do que é "estar como "o "Diretor(a) da Escola", Pública Municipal de Ensino Fundamental, nos mostra que propostas de formação para este profissional da educação devem ser feitas a partir da escuta sistematizada dos mesmos. Precisamos saber o que estes professores desejam para sua formação na área de tecnologia educacional. Desta lacuna de formação é que emerge a questão: "Que dimensões de aprendizagem surgem a partir das demandas de formação dos professores/gestores da rede pública de Ensino Fundamental quanto à apropriação e o uso das TICs na escola? ". Foram analisadas as realidades das propostas de formação para professores/gestores de forma específica em duas cidades no Brasil, localizadas no Estado de Santa Catarina: Mafra e Barra Velha. Delineamos o perfil de quarenta e um (41) gestores escolares do ensino fundamental das duas redes públicas municipais para então identificar e classificar as dimensões das demandas para a formação destes profissionais com relação à apropriação e uso das TICs na escola. A metodologia utilizada foi a de Pesquisa Desenvolvimento (VAN DER MAREN, 1996). Os professores/gestores escolares participantes da pesquisa apontam possíveis soluções para a questão do acesso e do uso pedagógico das tecnologias na escola, no entanto, declaram-se "não estar preparados para desenvolver possíveis soluções junto à comunidade escolar" para inserção e uso das TICs. Dos 41 participantes, 39 declararam-se dispostos a participar voluntariamente de um processo formativo para a apropriação e uso das TICs na escola, caso lhes fosse oferecida a oportunidade. Na identificação, organização e delimitação das demandas dos professores/gestores para sua formação, construí oito dimensões de desejos de aprendizagem que considero necessárias para a elaboração de propostas de formação para estes profissionais quando abordamos a temática TICs. São elas: pedagógica, didática, cultural, administrativa, financeira, técnica estrutural, instrumentalização off-line e instrumentalização on-line. As diferenças percentuais entre as demandas identificadas no grupo, nos mostraram que poderá haver significativa alteração entre possibilidades de combinação e estruturação de conteúdos em propostas de formação de professores/gestores para o uso das tecnologias educacionais se as demandas identificadas nos grupos forem efetivamente consideradas. Portanto os dados levantados demonstram que não poderá haver uma proposta única de conteúdo e metodologia de formação para os professores/gestores, na Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental para o uso das TICs na escola, quando nos deparamos com dados e percentuais tão diferenciados de dimensões de aprendizagem em um mesmo grupo. PALAVRAS-CHAVE: Professor Gestor, Tecnologias de Comunicação e Informação, Formação Continuada de Professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The limitations of local public policies for the continuing education teachers, that can interpret the moment, the difference and the mobility of time and space that we experience, amplified by the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) in school, allied to an educational system that in teachers training does not consider the responsibility of what it is to be like the school leaders, Municipal Public School, demonstrates that there is a gap between the teacher education, shows us that training proposals for this education professional should be made from the systematic listening of them. We need to know what these teachers want for their education in the area of educational technology. This training gap is what the question arises: "Which dimensions of learning arise from the training school leaders of the public network of Elementary Education demands about the appropriation and use of ICT in school? ". The research demonstrated here is based on the general objective of identifying the dimensions of the concrete school leaders training demands, regarding the appropriation and use of ICT in the school culture. The realities of the training proposals for school leaders were analyzed specifically in two cities in Brazil, of in the state Santa Catarina, Mafra and Barra Velha. We outlined the profile of forty - one (41) primary school leaders of the two municipal public networks to then identify and classify the dimensions of the training demands of these professionals regarding the appropriation and use of ICT in school. The methodology used was the Research Development Van Der Maren(1996). The school leaders participating in the research point to possible solutions to the issue of access and pedagogical use of technologies in school, however, they declare themselves "not prepared to develop possible solutions with the school community" for insertion and use of ICT. Of the 41 participants, 39 declared themselves willing to participate voluntarily in a training process for the appropriation and use of ICTs in school, if they were offered the opportunity. In identifying, organizing and delimiting the school leaders for their training demands, I built eight dimensions of learning desires that WeI consider necessary for the elaboration of training proposals for these professionals when we approach the thematic ICT. They are: pedagogical, didactic, cultural, administrative, financial, structural, off-line instrumentalization and on-line instrumentalization. The percentage differences between the demands identified in the group showed that there could be a significant change between possibilities of combination and structuring of contents in proposals of the school leaders continuing education for the use of ICTs if the demands identified in the groups are effectively considered. The data that there can be no single proposal of content and methodology of training for in the the school leaders there the Municipal Public School Network for the use of ICT in school, when we come across data and percentages so different dimensions learning in the same group. KEYWORDS: School Leaders, Communication and Information Technologies, Teacher Education.pt_BR
dc.format.extent170 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleO professor/gestor e tecnologias de comunicação e informação : dimensões expostas nas demandas da formaçãopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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