Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.creatorOliveira, Sandra Rezende dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T15:12:44Z
dc.date.available2023-08-01T15:12:44Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59944
dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integralpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A auditoria tem sido muito importante para as organizações como um instrumento de controle administrativo que tem por objetivo fornecer análises e apreciações sobre os procedimentos e controles internos, informações contábeis e outros. A auditoria interna tem como objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, financeiras e operacionais da organização. Ela funciona como um órgão de assessoria a alta administração, contribuindo para que as normas políticas internas estejam sendo cumpridas adequadamente. O presente trabalho apresenta um estudo de caso m uma empresa do comércio varejista de perfumaria e cosméticos, tratada com o nome fictício de Cosmetic Natural Ltda., onde foi sugerida a implementação de um departamento de auditoria interna. Na revisão bibliográfica foi realizada uma abordagem geral do tema Auditoria, apresentando a história, conceitos, importância, tipos de auditoria, controle interno, e outros. Para o desenvolvimento do caso foi necessária um acompanhamento das operações na empresa, bem como a aplicação de um questionário para a avaliação dos procedimentos e controles internos. A realização desse procedimento teve por objetivo conhecer todos os processos do negócio e avaliar a necessidade e viabilidade de implementação da auditoria interna, apontando as melhorias e benefícios que esta irá proporcionar a organização. Conforme os resultados da avaliação e acompanhamento das atividades na empresa verificou-se que a criação e implementação de um departamento de auditoria interna na empresa Cosmetic e viável visto que a empresa tem por objetivo organizar sua estrutura interna melhorando seus procedimentos, controles internos e processos operacionais. Foram apresentadas a importância e função da auditoria interna para a empresa, e sugeridas etapas para a criação e implementação do departamentopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAuditoria internapt_BR
dc.subjectCosméticos - Lojaspt_BR
dc.subjectEmpresas novas - Perfumespt_BR
dc.titleAuditoria interna : estudo de proposta para viabilizar a criação e implementação em uma empresa do comercio varejista de perfumaria e cosméticospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples