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dc.contributor.advisorJoucoski, Emerson, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorChaves, Ruth Kellen Catão, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherNogueira, Christiano, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2019-04-09T12:37:04Z
dc.date.available2019-04-09T12:37:04Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59838
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Joucoskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Christiano Nogueirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Redes de Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Curitiba, 12/12/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.80-84pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as concepções de Educação Ambiental (EA) dos professores das escolas Municipais de Ensino Fundamental I do município de Matinhos, localizado no litoral do estado do Paraná. Este trabalho resultou em um material no qual se concentram as informações obtidas através da pesquisa para que os professores e a secretaria municipal de educação possam acessar os dados. Para tanto, partiu-se da realidade local como base para a construção do relatório de sugestões e ações em EA, levando em consideração o desenvolvimento do pensamento crítico e tendo como base as concepções identificadas. O relatório será disponibilizado on-line publicamente. Aliado a estes processos se tem o papel da EA no fazer-se presente e transversal para que esta permeie estes vários cenários sociais nos quais o município se encontra, promovendo a identidade e valorização com o ambiente. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e formulários padronizados com os professores das escolas selecionadas. Seu objetivo foi a construção e verificação de um instrumento de coleta de dados sobre a EA. Como resultado da pesquisa identificou-se que há pouca ou nenhuma relação com os parques presentes no município em sala de aula apesar de haver um parque para cada escola municipal. Verificou-se que os professores não trazem a prática da EA como um todo. Não há promoção do eu ser humano enquanto natureza. No Plano de Trabalho Docente percebe-se que a EA é apenas uma nota de rodapé. Como resultado dos questionários os professores se identificaram em sua maioria com as concepções ou corrente Ecopedagógica, Transformadora Emancipatória e Alfabetização Ecológica. Nas entrevistas observou-se a necessidade de materiais para que seja desenvolvida a EA de forma transversal. Conclui-se que de maneira geral os professores almejam melhorias presentes e futuras e as repassam aos seus alunos. Realizam uma reflexão cíclica de questionamentos sem resposta que os impedem de quebrar paradigmas que os permitam ver além da rotina tradicional da escola. Palavras-chave: Concepções de Educação Ambiental. Prática Docente. Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to identify the conceptions of Environmental Education (EA) of the teachers of Municipal Primary School I in the municipality of Matinhos, located on the coast of the state of Paraná. This work resulted in a material in which the information obtained through the research is concentrated so that the teachers and the municipal education department can access the data. In order to do so, it was based on the local reality as a basis for the construction of the report of suggestions and actions in EE, taking into account the development of critical thinking and based on the conceptions identified. The report will be publicly available on-line. Allied to these processes is the role of EA in making itself present and transversal so that it permeates these various social scenarios in which the municipality is, promoting identity and enhancement with the environment. The research was carried out through semi-structured interviews and standardized forms with the teachers of the selected schools. Its objective was the construction and verification of an instrument for collecting data on EA. As a result of the research it was identified that there is little or no relation with the parks present in the municipality in the classroom although there is a park for each municipal school. It was found that teachers do not bring EA practice as a whole. There is no promotion of the human being as a human being. In the Teaching Work Plan one realizes that the EA is only a footnote. As a result of the questionnaires, the teachers identified themselves mostly with the conceptions or Ecopedagogic Current, Emancipatory Transformer and Ecological Literacy. In the interviews it was observed the need of materials for the development of AD in a transversal way. We conclude that in general, teachers want present and future improvements and pass them on to their students. They perform a cyclical reflection of unanswered questions that prevent them from breaking paradigms that allow them to see beyond the traditional routine of the school. Key-words: Conceptions of Environmental Education. Teaching Practice. Elementary School.pt_BR
dc.format.extent89 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleAs concepções de educação ambiental dos (as) docentes nas escolas municipais do ensino fundamental I de Matinhos - PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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