Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBaido, Elisangela Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherPrado, Adriana Luiza do, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-11T13:44:09Z
dc.date.available2019-04-11T13:44:09Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59837
dc.descriptionOrientadora: Dra. Adriana Luiza do Pradopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT). Defesa : Curitiba, 30/10/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.69-71pt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisas têm demonstrado que, por mais que haja investimentos realizados na área de educação, o Brasil ainda não está em uma posição favorável, principalmente no que tange ao ensino-aprendizagem, o qual é o foco do diagnóstico elaborado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tal diagnóstico é feito por meio da Prova Brasil, que é um dos instrumentos aplicados com objetivo de verificar o nível de aprendizagem. No que se refere a essa análise, a disciplina de Matemática é um dos maiores desafios, pois tem apresentado um alto índice que aponta para o mau desempenho dos alunos. Sendo assim, buscou-se nessa pesquisa analisar o desempenho em matemática dos alunos na Prova Brasil de duas escolas, por meio da aplicação de exercícios baseados nos descritores da disciplina conforme a matriz de referência. Isso possibilitou uma verificação das fragilidades no ensino-aprendizagem dos alunos do 9° ano de uma escola em Almirante Tamandaré, que chamaremos de Escola A e de uma escola em Rio Branco do Sul, que chamaremos de Escola B. Na análise dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos apresenta dificuldade na resolução das atividades. Esse fato sugere a necessidade de um trabalho mais aprofundado com foco nos descritores que apresentaram menor rendimento, com uma abordagem diferenciada na metodologia do professor. Palavras-chaves: Educação. Diagnóstico. Aprendizagem. IDEB. Prova Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Researches have shown that, despite investments in education, Brazil is still not in a propitious position, especially regarding to teaching-learning, which is the focus of the diagnosis made by the INEP - Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research. This diagnosis is made through the "Prova Brasil", which is one of the instruments applied in order to verify the level of learning. Referring to this analysis, Mathematics is one of the greatest challenges, because it has presented a high index that demonstrates the poor performance of the students. Therefore, this research sought to analyze the performance in Mathematics of students in the "Prova Brasil" of two schools, through the application of exercises based on the descriptors of the discipline according to the reference matrix. This enabled a verification of the frailties in teaching and learning of the 9th grade students of a school in Almirante Tamandaré, which we will call School A, and a school in Rio Branco do Sul, which we will call School B. In the analysis of the results it was possible to verify that the majority of students present difficulties in solving activities. This fact suggests the need for more in-depth work focusing on descriptors that presented lower yield, with a different approach in teacher methodology. Key words: Education. Diagnosis. Learning. IDEB. Prova Brasil.pt_BR
dc.format.extent71 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleSimulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da Prova Brasil : Escola Apt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples