Enseignement de la phraséologie en contexte lusophone brésilien : quelques collocations autour du verbe mettre
View/ Open
Date
2018Author
Boitel, Lucile
Metadata
Show full item recordSubject
Língua francesa - Estudo e ensinoLetras
Lexicografia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: Esta dissertação de duplo grau de Grenoble-Curitiba, especializado em Francês como Língua Estrangeira, trata da didática do léxico pragmático em um contexto românico. A tese procura responder à seguinte problemática: como adaptar o ensino das colocações no contexto lusófono brasileiro? Este trabalho consiste em apresentar uma sequência didática em torno de alguns elementos fraseológicos da minha experiência profissional no CELIN (Curitiba, Brasil) e observar o manual utilizado no centro de idiomas. Esta sequência foi desenvolvida e testada por uma turma de alunos, falantes de língua portuguesa. A dissertação é composta de três partes: uma apresentação do contexto geral do estágio, uma ancoragem teórica e, por fim, uma descrição do projeto de engenharia seguida de suas análises e resultados. Palavras-chaves: francês língua estrangeira 1. didática do lexico 2. fraseologia 3. collocações verbais 4. Brasil 5. Abstract: This Grenoble-Curitiba double degree dissertation, a professional FLES specialty, deals with the didactics of pragmatic lexicon in a Romanche context. The dissertation tries to answer the following problematic: how to adapt the teaching of collocations in Brazilian Lusophone context? This work consists of presenting a didactic sequence around certain phrasemas from my professional experience at CELIN (Curitiba, Brazil) and observing the manual used in the language center. This sequence was developed and tested by a class of Portuguese-speaking learners. The dissertation consists of three parts: a presentation of the general context of the internship, a theoretical anchoring and, finally, a description of the engineering project followed by its analyzes and results. Keywords: French as a foreign language 1. teaching of vocabulary 2. Phraseology 3. verbal collocations 4. Brazil 5. Résumé: Ce mémoire du double diplôme Grenoble-Curitiba, spécialité FLES professionnel, traite de la didactique du lexique pragmatique en contexte roman. Le mémoire tente de répondre à la problématique ci-après : comment adapter l'enseignement des collocations en contexte lusophone brésilien ? Ce travail consiste donc à présenter une séquence didactique autour de certaines unités phraséologiques à partir de mon expérience de stage professionnel au CELIN (Curitiba, Brésil) et de l'observation du manuel utilisé au centre de langues. Cette séquence a été développée et testée auprès d'une classe d'apprenants lusophones. Le mémoire se compose de trois parties : une présentation du contexte général du stage, un ancrage théorique et, pour finir, une description du projet ingénierique suivie de ses analyses et de ses résultats. Mots-clés : français langue étrangère 1. didactique du lexique 2. Phraséologie 3. collocations verbales 4. Brésil 5.
Collections
- Dissertações [332]