dc.contributor.advisor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Andretta, Edson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T20:29:43Z | |
dc.date.available | 2024-03-07T20:29:43Z | |
dc.date.issued | 1985 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59801 | |
dc.description | Orientador: Zélia Milléo Pavão | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Pretende-se, neste estudo, encontrar uma diretriz indicada e que apresente vantagens práticas a respeito de como se desenvolvem as manifestações perceptivas no caso específi co da geometria euclidiana e da geometria não-euclidiana. Para estudar o papel que desempenham a percepção e a construção de um conceito de espaço, foram escolhidas as geo metrias de Euclides, Lobatschewski e de Riemann. Essas geometrias, objeto comum no meio ambiente,resul tam na transformação de uma superfície plana em uma superfi cie limite e em uma superfície esférica; por esse motivo a percepção da criança em relação ãs retas é uma forma que apre senta curvatura. Torna-se, então, de grande importância a inclusão no currículo de Desenho do paralelismo existente entre as três concepções. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The purpose of this study was to seek for a practical guideline concerning the development of perceptive manifestations related to Euclidean as well as non-Euclidean geometry. In order to investigate the role played by perception as well as by the construction of a concept of space,Euclid's, Lobatschewski's, and Riemann1s geometries were selected. These geometries, which are conspicuous in the environment, concern the transformations of a plane surface into a hyperbolical one and into a spherical one. Thus, the child's perception of a straight line is expressed in a curvilineal manner. Therefore,the inclusion of the study of the parallelism among these geometries in the curriculum of drawing courses is of great importance. | pt_BR |
dc.format.extent | 79 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Desenho - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | Estudo demonstrativo da influência da percepção dos espaços euclidianos, lobatschewskianos e riemannianos, na execução da perspectiva : nova proposta de currículo de Desenho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |