Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorAndretta, Edsonpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T20:29:43Z
dc.date.available2024-03-07T20:29:43Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59801
dc.descriptionOrientador: Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Pretende-se, neste estudo, encontrar uma diretriz indicada e que apresente vantagens práticas a respeito de como se desenvolvem as manifestações perceptivas no caso específi co da geometria euclidiana e da geometria não-euclidiana. Para estudar o papel que desempenham a percepção e a construção de um conceito de espaço, foram escolhidas as geo metrias de Euclides, Lobatschewski e de Riemann. Essas geometrias, objeto comum no meio ambiente,resul tam na transformação de uma superfície plana em uma superfi cie limite e em uma superfície esférica; por esse motivo a percepção da criança em relação ãs retas é uma forma que apre senta curvatura. Torna-se, então, de grande importância a inclusão no currículo de Desenho do paralelismo existente entre as três concepções.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study was to seek for a practical guideline concerning the development of perceptive manifestations related to Euclidean as well as non-Euclidean geometry. In order to investigate the role played by perception as well as by the construction of a concept of space,Euclid's, Lobatschewski's, and Riemann1s geometries were selected. These geometries, which are conspicuous in the environment, concern the transformations of a plane surface into a hyperbolical one and into a spherical one. Thus, the child's perception of a straight line is expressed in a curvilineal manner. Therefore,the inclusion of the study of the parallelism among these geometries in the curriculum of drawing courses is of great importance.pt_BR
dc.format.extent79 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesenho - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleEstudo demonstrativo da influência da percepção dos espaços euclidianos, lobatschewskianos e riemannianos, na execução da perspectiva : nova proposta de currículo de Desenhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples