Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Maria José dospt_BR
dc.contributor.otherSarquis, Leila Maria Mansano, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherMeier, Marineli Joaquim, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T18:10:00Z
dc.date.available2020-02-27T18:10:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59614
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Leila Maria Mansano Sarquispt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª. Dra. Marineli Joaquimpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este Projeto de intervenção foi desenvolvido com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com o objetivo de inserir o lúdico e a convivência através de brincadeiras, danças e jogos recreativos dirigidos durante o recreio das crianças minimizando atitudes agressivas e promovendo momentos de aprendizagem, interação e socialização utilizando os diferentes espaços escolares, principalmente a área externa. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de um projeto de intervenção a partir das preferências e possibilidades para o desenvolvimento de atividades lúdicas em período de recreio com alunos das turmas que frequentam o período integral, bem como professores, funcionários e equipe pedagógica e gestora com as necessidades percebidas e relatadas e contribuição de sugestões para melhor desenvolver um projeto de intervenção capaz de trazer o brincar e as brincadeiras bem como o resgate delas para o recreio escolar. Esse projeto teve também como objetivo envolver as crianças na organização dos jogos e brincadeiras assim como trazer a proposta de buscar parcerias envolvidas de voluntários da comunidade, possíveis acadêmicos dispostos promovendo momentos com atividades diferenciadas, danças, jogos, contação de histórias e angariar recursos e materiais para construção e pintura de jogos nos espaços do pátio e quadras e brinquedos para utilização nesses momentos. Este projeto proporcionou durante o seu desenvolvimento, estimulo e resgate através das brincadeiras e jogos orientados e atividades lúdicas durante o recreio, oferecendo e promovendo momentos prazerosos de integração e sociabilidade, amenizando com isso a ociosidade, agitação e indisciplina das crianças sendo percebida em todo o espaço escolar bem como aprendizagem em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent45 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleAtividades lúdicas para um recreio dirigido : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record