• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mediação de conflitos no ambiente escolar : um projeto de intervenção

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ROZANGELA BARBOSA DE SALES.pdf (1.212Mb)
    Date
    2019
    Author
    Sales, Rozangela Barbosa de, 1966-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Mediação
    Violência
    Violencia escolar
    Alunos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Introdução: A prática do Bullying acometidas em ambiente escolar e nas redes sociais o ciberbullying é frequente praticado entre os escolares em especial dos oitavos anos do Colégio Estadual Lúcia Bastos. Essa situação pode promover déficit de atenção; cansaço mental; sentimentos de abandono e de inferioridade; oscilação de humor; isolamento; pensamentos suicidas; depressão; fobias. Objetivo: Reduzir os episódios de Bullying, nas turmas dos oitavos anos A, C, E, utilizando a mediação como estratégia de resolução de conflitos. Método: Trata-se de um projeto de intervenção utilizando atividades de formação sobre mediação de conflitos, os estudantes e professores envolvidos foram capazes de realizar reuniões de mediação de conflitos com mais segurança e conhecimento do tema, conseguindo saber ouvir e utilizar o objeto da palavra conforme técnicas de mediação, onde os resultados dos conflitos trabalhados nestas reuniões foram percebidos nas mudanças de atitudes e comportamentos dos envolvidos, mediadores, agressores e vítimas do Bullying. Resultados: Os professores do Colégio Estadual Lúcia Bastos, perceberam um amadurecimento entre os estudantes mediadores e estudantes que participaram das reuniões de Mediação de Conflitos, sejam como agressores ou vítimas, uma melhora em relação a resolverem algumas situações através da conversa, do saber ouvir, melhorando a convivência em sala de aula entre estudantes e estudantes, professores e estudantes. Discussão: Nas atividades de formação estudantes mediadores perceberam a importância do conhecimento a respeito do tema Mediação de Conflitos e como atualmente é importante saber ouvir o outro, deixar de pensar individualmente e sim coletivamente, muitos questionamentos surgiram nas atividades de formação, sendo um em particular, o receio de participarem de reuniões para mediação de conflitos e os agressores não conseguirem ouvir os colegas mediadores e ficarem chateados com o trabalho desses estudantes mediadores. Considerações: Mesmo com a insegurança dos estudantes mediadores, sobre seu trabalho como mediadores, os resultados comprovam como foi gratificante o trabalho de Mediação de Conflito no ambiente escolar, onde os envolvidos no projeto, tiveram a oportunidade de melhorarem-se como pessoa humana, seja o agressor, a vítima e os estudantes e professores mediadores, respeitando a opinião do outro sempre.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59580
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV