Ações educativas no combate a discriminação social contra pessoas LGBT em um colégio estadual : um projeto de intervenção para docentes da educação básica
Resumo
Resumo : O presente projeto de intervenção problematizou como as ações educativas sensibilizam os(as) docentes, que lecionam em um colégio estadual no município de Curitiba, Paraná, sobre a discriminação social contra discentes LGBT? Justifica-se que realizar a intervenção pedagógica com os(as) docentes, possibilita que os mesmos possam reproduzir o conhecimento adquirido em outras realidades, outros colégios e com outras gerações de discentes. O objetivo foi intervir nas ações educativas dos(das) docentes, que lecionam em um colégio estadual no município de Curitiba, Paraná, ao que concerne a discriminação social dos discentes em relação a orientação sexual e identidade de gênero das pessoas LGBT. Metodologicamente, foi realizada uma oficina de formação continuada para os(as)
docentes, no local de trabalho deles, durante um sábado de reunião pedagógica. A oficina consistiu na confecção de modelos de corpos masculinos e femininos, com base no recorte de revistas. Durante a oficina, os(as) docentes foram sensibilizados sobre a diferença entre os termos orientação sexual e identidade de gênero. Eles compreenderam que culturalmente não pode existir um conjunto de regras e valores sobre as performatividades dos corpos. Posterior a oficina, um docente organizou um grupo de diálogo na instituição, para que os(as) discentes oprimidos pudessem expor o seu sofrimento. Dos discentes que participaram, foi possível observar que o sofrimento vivenciado por eles(as) nos espaços escolares, se aproxima das violências psicológicas sofridas em outras espacialidades. Em relação aos(as)
docentes, para avaliar os resultados, foram distribuídos questionários na mesa dos(das) docentes, para que os mesmos pudessem responder durante a permanência na instituição. O questionário foi composto por 3 perguntas que questionava sobre como os(as) docentes se posicionavam frente aos episódios de discriminação social contra discentes LGBT. 33 docentes participaram da oficina e responderam o questionário, sendo possível averiguar que todos consideraram importante a abordagem do tema na escola. Dentre os(as) docentes feministas, identificou-se que se sentem mais sensibilizados(as) em expor o tema na sala de aula, sendo a maioria dos(das) docentes das disciplinas das Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia). Como considerações finais, afere-se que a intervenção obteve resultados positivos e ocorreu a sensibilização das práticas pedagógicas dos(das) docentes. Sugere-se ainda que é imperativo o desenvolvimento de novas pesquisas em torno das vivências espaciais escolares da população LGBT, afim de promover a saúde dessas pessoas.