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dc.contributor.authorOliveira, Daniele Cristina Costa, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherBoller, Shirley, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:24:07Z
dc.date.available2020-03-05T17:24:07Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59567
dc.descriptionOrientadora : Profª. Shirley Bollerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: Propor uma adaptação de materiais pedagógicos atualmente utilizado nas aulas para melhor manuseio e aprendizagem do aluno com deficiência visual incluso em rede regular pode trazer benefícios no processo de inclusão. Objetivo: Proporcionar a aprendizagem de qualidade aos alunos com deficiência visual durante o processo de inclusão. Método: Trata-se de um projeto de intervenção que buscou, através de questionários com docentes, as principais dificuldades enfrentadas em sala de aula ao receber um aluno com deficiência visual, também se utilizou de pesquisa bibliográfica, através de diferentes autores que relatam pelo referido tema. Para o questionário foram utilizadas de cinco questões fechadas encaminhadas a todos os docentes da escola onde aplicou-se o projeto de intervenção. Resultados: A maioria dos professores são do sexo feminino, tendo um tempo superior a 10 anos de sala de aula, até mesmo na mesma escola e atuando na mesma série escolar. Dos 14 profissionais entrevistados 30% estão capacitados com curso de educação especial para atuar no processo de inclusão, onde 11 já tiveram alunos incluso na rede regular. Quando questionados sobre as principais dificuldades encontradas ao receber um aluno incluso os mesmo responderam em 1º Falta de material pedagógico, 2º espaço físico, 3º Falta de um profissional auxiliar e em último a falta de preparo especializado. Discussão: A adaptação do material do aluno incluso auxilia o mesmo a ter uma melhor qualidade de vida em seu processo de inclusão e ajuda o professor a transmitir conhecimento no processo de aprendizagem do aluno. Considerações: Uma das maiores dificuldades em sala de aula é encontrar material pedagógico ao aluno com deficiência visual para que ele assimile o conteúdo transmitido pelo professor, e a adaptação de materiais pode fazer com que o aluno entenda e interaja em sala de aula, tornando mais fácil o processo de inclusão.pt_BR
dc.format.extent29 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectVisãopt_BR
dc.subjectOlhos - Doençaspt_BR
dc.titleAdaptação de materiais pedagógicos para a aprendizagem do deficiente visual no processo de inclusãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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