O uso da sala de aula invertida no processo de prevenção ao consumo de drogas lícitas por alunos do ensino fundamental II
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Morais, Felippie Anthonio Fediuk de, 1983-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O projeto foi realizado com alunos com faixa etária entre 10 e 18 anos de idade, frequentadores de um colégio particular localizado em um bairro de classe média alta na cidade de Curitiba/Pr. Com objetivo de instrumentalizar os alunos quanto a necessidade da prevenção e cuidado coletivo ao uso de drogas lícitas, por meio da metodologia da sala de aula invertida preconizou-se a utilização de atividades lúdicas como ferramenta de informação e conscientização. Os alunos do ensino médio foram os responsáveis ela construção do conteúdo teórico, planejamento da atividade e sua aplicação. Aos alunos do ensino fundamental II coube a avaliação dos conceitos abordados e como eles podem contribuir para o seu desenvolvimento. O processo de desenvolvimento durou todo o ano de 2018, inicialmente com um treinamento dentro da turma do ensino médio onde os alunos construíram os conceitos de saúde, os efeitos do uso de drogas lícitas e ilícitas e refletiram sobre o processo de prevenção. De posse destas informações planejaram as atividades e
aplicaram junto aos alunos do ensino fundamental, criando assim um movimento de cooperação e colaboração na prevenção ao uso de drogas. Pós aplicação os alunos do ensino fundamental avaliaram as atividades e conceitos trabalhados, destacando barreiras e pré-conceitos em relação aos mais velhos que haviam sido quebrados e que as informações compartilhadas estavam em sintonia com o seu conhecimento prévio. Conclui-se que o objetivo foi alcançado, os alunos já tão informados persistem em buscar drogas lícitas como meio de inserção em grupos sociais e ao instrumentalizá-los com os conhecimentos necessários, reforçando com exemplos positivos dentro do ambiente escolar gera uma cooperação e preocupação coletiva com o bem estar do próximo, prevenindo e minimizando os danos.