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dc.contributor.authorVurobi, Fabiane Cristina Wiecheteckpt_BR
dc.contributor.otherPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:59:53Z
dc.date.available2020-03-05T17:59:53Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59535
dc.descriptionOrientadora : MSc Magda Ribas Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O OBJETIVO do estudo é promover a higienização das mãos na disciplina de Filosofia, demonstrar como a disciplina de Filosofia pode contribuir na promoção em saúde; mostrar a importância da Filosofia dentro da área de biológicas, correlacionar a disciplina com a Higienização das mãos e a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento, evidenciando a importância da higienização das mãos para os alunos do Ensino Médio, de modo a incentivar a adesão às práticas de higienização das mãos. Trata-se de um projeto de intervenção implementada a participação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola publica no município de Ponta Grossa, Pr, no mês de setembro de 2018. A METODOLOGIA constituiu-se em um projeto de intervenção contou com duas fases: 1ª Fase: Apresentação teórica do tema higienização das mãos e da Teoria do Conhecimento para mostrar as diferentes formas de conhecimento, instigar o pensar do aluno perante a prática e promover a higienização das mãos na disciplina de Filosofia. Utilizou-se como estratégia didática uma aula expositiva, tendo como material de apoio artigos e manuais que abordassem sobre o tema para o embasamento teórico e filosófico a respeito da "Teoria do Conhecimento" e "Higienização das Mãos". 2ª Fase: Atividade prática utilizando a "caixa de luz negra" cujo objetivo foi correlacionar e demonstrar o tema com a Teoria do Conhecimento com a disciplina de filosofia e a sua contribuição na promoção da saúde. Os RESULTADOS obtidos com a implementação do projeto foram demonstrar como a disciplina pode contribuir na promoção em saúde, mostrar e evidenciar a importância da Filosofia dentro da área de biológicas e aos alunos do ensino médio, bem como incentivar a adesão a pratica de higienização das mãos. CONCLUSÃO: O projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois tiveram a oportunidade de correlacionar o conhecimento cientifico com a higienização das mãos na disciplina de Filosofia. Os alunos participaram de forma ativa com as atividades propostas, com diálogos reflexivos e interação entre os colegas, além de aumentarem seus conhecimentos a respeito do tema abordado. Faltam pesquisas e artigos que abordem da higienização das mãos dentro das escolas, bem como instigar o pensar do aluno diante das varias formas de conhecimento. A higienização das mãos é extremamente necessária para proporcionar uma qualidade de vida, pois é um método simples e eficaz. Além disso, esse trabalho demonstrou que é possível correlacionar às áreas de ciências humanas e ciências biológicas, de modo a incentivar o pensar do aluno.pt_BR
dc.format.extent25 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectMãospt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.titlePromoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doençaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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