dc.description.abstract | Resumo : Na sociedade da informação, o ambiente escolar é um espaço consideradotanto físico quanto virtual e serve de bússola para os alunos navegarem nesse mar do conhecimento. Assim, conseguem superar a visão utilitarista onde apenas recebem informações prontas e aderir à dinâmica da sociedade do conhecimento com múltiplas oportunidades para o ensino e aprendizagem. Com isso, a evolução tecnológica e a velocidade das informações influenciam o comportamento destes sujeitos e permite construir um processo de comunicação sem a necessidade do contato físico ou interação tête-a-tête. Neste sentido, o uso das tecnologias digitais interferem no comportamento dos estudantes instigando a necessidade de estar e permanecer conectados e incluir a tecnologia no seu cotidiano. Neste processo
surgem sentimentos e necessidades, muitas vezes involuntários, que geram mudanças comportamentais e contribuem para o aparecimento de novas síndromes conhecidas como síndromes tecnológicas. A contemporaneidade está marcada pela presença ubíqua dos aparatos móveis, objetos de investigação e análise desta pesquisa. A presente pesquisa está associada com intervenção no ambiente escolar e como trabalho de conclusão dos estudos da especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo desta pesquisa e intervenção é estimular estudantes de um curso de Técnico em Química do período noturno de numa escola pública estadual na cidade de Curitiba PR para o uso adequado dos recursos presentes nos dispositivos móveis. Em vista disso, os objetivos específicos são: a) Identificar os motivos que incentivam os alunos utilizarem o celular; b) Descrever o comportamento ou sentimento dos alunos quando não estão de posse destes dispositivos móveis; c) Apresentar as consequências do uso inadequado dos dispositivos móveis; d) Oferecer elementos que permitem ao aluno refletir e aderir, no contexto escolar, para evitar a dependência dos instrumentos tecnológicos digitais. Assim, a metodologia adotada permite proceder com a análise quanti-qualitativa das observações e respostas dos alunos por meio do Google Formulários levando em consideração as manifestações comportamentais. Toma como pressuposto que o cotidiano escolar está cada vez mais receptivo às interferências destes recursos. Estes, por sua vez, têm provocado determinados comportamentos nos discentes não observados quando esses instrumentos não compartilhavam o ambiente escolar com os sujeitos. Dessa forma, desperta cuidado esta exacerbada dependência dos estudantes pelas tecnologias digitais, a denominada nomofobia. Isto posto, adota a fundamentação epistemológica de Vigotski (2000); Castells (2004); Demo (2008); Moran (2013); Bragazzi et al., (2018); Como resultado da pesquisa e intervenção possibilitou aos alunos identificar comportamentos que podem ser mudados e aderir aos conselhos e
orientações dos modos adequados e repassadas durante a intervenção.do uso dos dispositivos móveis. Os sujeitos conseguiram descrever o comportamento e sentimentos dos reais motivos particulares e/ou coletivos que incentivam utilizar o dispositivo móvel de modo inadequado em local descabido e inoportuno. Entenderam que os primeiros sintomas e sinais da nomofobia podem ser evitados ou superados com simples mudança de atitudes frequentes e dos seus hábitos. | pt_BR |