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dc.contributor.advisorTsunoda, Denise Fukumi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorIglesias, Luis Sanclimentpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T18:05:06Z
dc.date.available2024-03-01T18:05:06Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59523
dc.descriptionOrientador : Denise Fukumi Tsunodapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Estudo de natureza quantitativa que objetiva explorar a contribuição da mineração de opinião em bases de dados SAC 2.0 extraídas do Facebook para a medição da (in)satisfação dos consumidores. Visa analisar e propor ferramentas que auxiliem nas etapas do processo de descoberta de conhecimento em texto e selecionar as mais adequadas para a mineração de opinião a nível de sentença, onde se analisa o sentimento positivo, negativo e neutro. Propõe desenvolver uma metodologia de análise de opinião, iniciando com a seleção da ferramenta NetVizz para extrair a base de dados do Facebook, seguido do uso do Microsoft Excel®, para seleção e redução de dados, códigos em Python para a fase de limpeza e transformação e a ferramenta Semantria como instrumento de análise de texto. Submete-se para a mineração de opinião a base de dados extraída com quatro tratamentos de pré-processamento. Utilizam-se os algoritmos Naive Bayes, SMO e J48 na ferramenta Weka para a etapa de processamento. Apresenta resultados satisfatórios na mineração de opinião com melhor taxa de acerto obtida usando o algoritmo SMO. Propõe trabalhos futuros em bases de dados SAC com a aplicação desta metodologia desenvolvida e estudos de descobrimento das causas de (in)satisfação dos consumidores encontradas em bases de dados SAC e SAC 2.0.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleA mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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