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dc.contributor.authorSchulze, Valdinele Batistapt_BR
dc.contributor.otherFerrarini, Norma da Luz, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-27T14:06:54Z
dc.date.available2019-05-27T14:06:54Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59451
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Norma da Luz Ferrarinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 30/11/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 68-72pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o presente trabalho objetivou-se apresentar contribuições ao abordar a Educação do Campo enquanto perspectiva emancipadora de educação e considerar a importância da garantia do acesso e permanência das populações do campo no ensino superior. Este trabalho foi desenvolvido primordialmente considerando o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), programa criado em 1998 que propõe e executa projetos educacionais de caráter formal em todos os níveis de ensino, da alfabetização ao ensino superior, voltados para beneficiários da Reforma Agrária. Através de revisão sistemática da literatura em banco de dados online, com o objetivo de identificar e analisar publicações sobre o PRONERA, foi identificado crescente número de publicações a respeito do tema. Entretanto, os resultados apontam que a temática do ensino superior e trabalhos desenvolvidos com ênfase da psicologia não tem expressividade nas publicações. Foi realizada pesquisa documental de relatórios nacionais sobre educação na Reforma Agrária com o objetivo de analisar os dados quantitativos acerca da promoção de cursos de ensino superior em âmbito nacional e análise dos dados de forma qualitativa sobre repercussões das ações do PRONERA no estado do Paraná. Identificou-se que a oferta de cursos de ensino superior pelo PRONERA no país é inferior as demais modalidades de ensino. Este cenário indica a necessidade de desenvolver trabalhos voltados para a análise e fomento de novas discussões na área, em especial sobre olhares multidisciplinares que contribuam para o avanço e aprimoramento de políticas públicas voltadas para a população do campo. Nesse sentido, a Psicologia deve ter papel de destaque na questão da Educação do Campo e apresentar contribuições importantes para políticas públicas como o PRONERA, em especial no que se refere ao ensino superior no sentido de o espaço universitário poder e dever ser explorado na promoção do trabalho interdisciplinar e com olhares e saberes científicos diferenciados voltados para o avanço do conhecimento, das práticas e das relações sociais emancipatórias. Palavras-chave: Educação do Campo. PRONERA. Ensino Superior. Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aims to present contributions in addressing the rural education as an emancipating perspective of education and consider the importance of guaranteeing the access and remains to the rural populations in the higher education. This work was developed primarily on the National Program of Education in Agrarian Reform (PRONERA), a program created in 1998 that proposes and implements formal educational projects at all levels of education, from literacy to higher education, aimed at beneficiaries of agrarian reform. Through a systematic review of the literature, with the objective of identifying and analyzing publications in an online database with the theme PRONERA, a growing number of publications about this were identified. However, the results point out that the topic of higher education and papers developed with an emphasis on psychology does not have expressiveness in the publications. It was carried out documentary research of national reports on education in agrarian reform with the objective of analyzing the quantitative data about the promotion of higher education courses at the national level and qualitative analysis of data on the repercussions of PRONERA actions in the state of Paraná. It was identified that the offer of higher education courses by PRONERA in the country is inferior to other teaching modalities. This scenario indicates the need to develop studies focused on the analysis and promotion of new discussions in the area, especially on multidisciplinary approaches that contribute to the advancement and improvement of public policies aimed at the rural population. In this sense, Psychology should play a prominent role in the issue of rural education and present important contributions to public policies such as PRONERA, especially in what refers to higher education in the sense that university space can and should be explored in the promotion of interdisciplinary work and with different scientific approaches and expertise aimed at the advancement of knowledge, practices and emancipatory social relations. Keywords: Rural education. PRONERA. Higher Education. Psychology.pt_BR
dc.format.extent72 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Politicas publicaspt_BR
dc.titlePRONERA e acesso da população do campo ao ensino superior : contribuições da psicologiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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