• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - MARCELO BEZ.pdf (1.803Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Bêz, Marcelo, 1979-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Tese teve por objeto a Educação Geográfica na perspectiva da Educação Ambiental, em nível da Educação Básica, visando à construção de uma matriz teórico-metodológica, sob o foco da cidadania socioambiental. Dada a carência de trabalhos nesse sentido, havia necessidade de um aporte teórico da Educação Geográfica quanto à Educação Ambiental e, por isso, a pesquisa foi de caráter bibliográfico. A discussão teórica embasou-se em referenciais que fundamentaram as relações entre essas áreas, dando suporte teórico-metodológico à matriz. Assim, foram discutidas diferentes concepções e correntes, desde a Geografia Clássica (Naturalista Positivista) à Geografia Socioambiental ou da Complexidade, nas relações homem-natureza e, atualmente, sociedade-natureza, bem como discutidos problemas ecológicos e socioambientais, com base em princípios geográficos e suas inter-relações e, ainda, segundo as diferentes escalas geográficas. Na sequência, teve foco a linha histórica da EA no mundo e no Brasil, a partir de eventos e documentos - que incluíram também políticas públicas - e a análise dos objetivos da Educação Ambiental e dos princípios teórico-metodológicos basilares para a dimensão socioambiental da Educação Geográfica, em vista da consciência espacial cidadã. Com base nessa fundamentação, foram postas as orientações teóricometodológicas da matriz para desenvolver a EG-EA na Educação Básica, em três momentos: a finalidade da EG sob o foco da EA, quanto ao desenvolvimento dos educandos em valores, pela formação de atitudes e ações cidadãs compromissadas com a qualidade de vida local e global; a questão teórico-conceitual, centrada na concepção sistêmico-complexa de espaço geográfico e de meio ambiente, clarificando conceitos, temas e conteúdos basilares na relação da Educação Geográfica com a Educação Ambiental; e as questões metodológicas, de análise do espaço geográfico conexo ao meio ambiente, a partir dos princípios geográficos e do pensamento complexo, na linha da metodologia da problematização - práxis educativa dialógica - vinculada especialmente ao lugar de vida dos educandos; nesse momento tiveram destaque a cartografia escolar, o estudo do meio e projetos inter e transdisciplinares. Por fim, as considerações finais trazem a síntese da matriz teórico-metodológica para a Educação Geográfica em relação com a Educação Ambiental, na Educação Básica; e as considerações indicativas explicitam proposições quanto à didática específica, às políticas públicas, à avaliação e produção de materiais didáticos, à formação docente e à continuidade de pesquisas. Palavras-chave: Complexidade. Matriz teórico-metodológica. Consciência espacial cidadã. Problematização da realidade ambiente.
     
    Abstract: The Thesis aimed at constructing a theoretic-methodological matrix in the perspective of the relations of Geographical Education with Environmental Education, as to socioenvironmental citizenship, in the level of Basic Education. Given the almost absence of publications to that meaning, there was a necessity for a theoretical approach from Geographical Education to Environmental Education, in terms of a bibliographical research. The discussion was laid upon fundamental referrals linking those pedagogical areas, as a theoretic-methodological support to the envisioned matrix. Accordingly, different conceptions and trends were discussed, since Classical Geography (Naturalistic-positivistic) to the Socioenvironmental or Complexity Geography, focusing man-to-nature and, nowadays, society-to-nature relations; as well, ecological and socioenvironmental problems, upon geographical principles, their inter-relations and in accord to the various geographical scales. In sequence, it was enhanced the historical emergency of Environmental Education worldwide and in Brazil, departing from events and documents - these including also public politics - and conducted an analysis of environmental Education objectives and of its theoretic-methodological principles, as a basis for the socioenvironmental dimension of Geographical Education towards a citizen's spatial consciousness. Upon such fundaments, there were advanced theoretic-methodological orienting tenors of the matrix for the development of the Geographical Education related to Environmental Education in the Basic Brazilian School Education, in three moments. At first, the purpose of Geographical Education under the focus of Environmental Education, regarding the pupils' formation in values to develop attitudes as citizens able to act in compromise with the quality of life, local and globally; then, theoreticconceptual questions centered on a systemic-complex understanding of geographical space and environment, in view of clarifying concepts, themes and contents essentials in relating Geographical Education and Environmental Education; as third moment, methodological questions in the analysis of geographical space connected to environment, departing from geographical principles and of the complexitythinking, in alignment to the problem-posing methodology - educative dialogic praxis - specially relating to the pupils' life environments and resorting to school cartography, environmental studies and inter-transdisciplinary projects. Finally, the closing considerations bring a synthesis of the theoretic-methodological matrix for Geographical Education in connection to Environmental Education, within Basic Brazilian School; and indicative considerations enter propositions as to specific didactics, public politics, evaluation and production of didactic resources, teaching preparation and research continuity. Key-words: Complexity. Theoretic-methodological matrix. Citizen's spatial consciousness. Problem-posing of environmental-reality.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59366
    Collections
    • Teses [446]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV