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dc.contributor.advisorCosta, Flavianopt_BR
dc.contributor.authorMeurer, Alison Martins, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T22:14:23Z
dc.date.available2019-04-02T22:14:23Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59363
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Flaviano Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 18/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.180-185pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade e Controle Gerencialpt_BR
dc.description.abstractResumo: Comportamentos discricionários no ambiente acadêmico têm sido relacionados à efetividade organizacional e ao delineamento do ambiente de ensino-aprendizagem. A literatura aponta que esses comportamentos podem estar relacionados a traços de personalidade, ao exemplo do Fenômeno Impostor (FI), utilizado para definir pessoas inseguras em relação a sua própria competência. Neste sentido, esta investigação objetiva analisar a relação entre Fenômeno Impostor e comportamento acadêmico dos pós-graduandos stricto sensu dos cursos da área de negócios. Abordar estes constructos é importante, uma vez que o Fenômeno Impostor afeta a internalização de sucesso e a propensão de crescimento profissional e pessoal dos indivíduos, enquanto o comportamento acadêmico tem sido apontado como um elemento capaz de influenciar o ambiente de ensino-aprendizagem e a eficácia organizacional. Para atingir o objetivo proposto, foram coletados dados por meio de survey on-line, utilizando-se da Clance Impostor Phenomenon Scale (CIPS) para mensuração do Fenômeno Impostor e da Escala Meurer e Costa de Comportamento Acadêmico - Stricto Sensu (EMCCA-SS), construída pelos autores, para a identificação dos comportamentos manifestados pelos discentes. A amostra obtida compreende 1.816 participações de pós-graduandos stricto sensu da área de negócios regularmente matriculados no ano de 2018 em cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado acadêmico em Administração, Contabilidade ou Economia. Os dados foram analisados por meio de Análise Fatorial Exploratória para identificação das dimensões dos constructos; testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para identificar diferenças entre grupos e, correlação de Spearman para analisar as relações propostas na pesquisa. Os resultados indicam que o Fenômeno Impostor possui duas dimensões, enquanto os Comportamentos Cidadãos Acadêmicos (CCA) e Comportamentos Acadêmicos Contraproducentes (CAC) possuem seis dimensões cada. Os testes de hipóteses não permitiram indicar que o gênero e sexo feminino possuem sentimentos mais elevados de FI em ambas as dimensões. Não foram encontradas diferenças significantes nos sentimentos impostores conforme a cor ou a etnia dos respondentes. Para a modalidade de Ensino Médio cursado, nível de escolaridade da mãe ou figura materna, nível de escolaridade do pai ou figura paterna e geração familiar a ingressar no Ensino Superior, as hipóteses propostas do FI não foram suportadas, pois os resultados encontrados foram inversos aos esperados. Para a geração familiar a ingressar no stricto sensu não houve diferenças significativas do FI. Os achados ainda indicam que o Fenômeno Impostor está associado negativamente às dimensões do Comportamento Acadêmico Cidadão, exceto à dimensão de Apoio Interpessoal na qual a relação foi positiva. Para o Comportamento Acadêmico Contraproducente, todas as associações significantes do Fenômeno Impostor foram negativas. Desse modo, algumas características pessoais e background familiar apresentam diferentes níveis de FI. Ademais, níveis mais elevados de sentimentos impostores estão associados positivamente à manifestação de comportamentos acadêmicos contraproducentes e, em sua maioria, negativamente com comportamentos cidadãos acadêmicos. Os resultados da pesquisa colaboram para o aprimoramento metodológico da CIPS e contribuem ao fornecer um instrumento para mensuração de comportamentos acadêmicos. Além disso, identificar a presença do FI em discentes pode auxiliar no desenvolvimento de ações para minimização destes sentimentos, ao passo que pós-graduandos com FI podem não estar se engajando de modo adequado nas atividades que permeiam o stricto sensu, prejudicando o clima e a cultura de cooperação necessária para a realização das atividades acadêmicas. Palavras-chave: Fenômeno Impostor; Comportamento Acadêmico; Comportamento Cidadão Acadêmico; Comportamento Acadêmico Contraproducente; Área de Negócios.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Discretionary behaviors in academic environment have been related to organizational effectiveness and to the teaching-learning environment delineation. The literature points out that these behaviors may be related to personality traits such as the Impostor Phenomenon (IP), used to define people who are insecure about their own competence. In this sense, this research aims at analyzing the relationship between Impostor Phenomenon and academic behavior of stricto sensu undergraduate students from the business area courses. Addressing these constructs is important, since the Impostor Phenomenon affects the success internalization and the propensity for professional and personal growth of individuals, while academic behavior has been pointed as an element capable of influencing the teaching-learning environment and effectiveness organizational structure. In order to reach the proposed goal, data were collected through an online survey, using the Clance Impostor Phenomenon Scale (CIPS) to measure the Impostor Phenomenon and the Escala Meurer e Costa de Comportamento Acadêmico - Stricto Sensu (EMCCA-SS), built by the authors, to identify the behaviors manifested by the students. The sample obtained comprised 1,816 stricto sensu undergraduate students from business area regularly enrolled in the year 2018 in courses of academic masters, professional masters and academic doctorate in Administration, Accounting or Economy. Data were analyzed by means of Exploratory Factor Analysis to identify the dimensions of the constructs, non-parametric Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests to identify differences between groups and Spearman correlation to analyze the proposed relationships in the research. The results indicate that the Impostor Phenomenon had two dimensions, while Academic Citizenship Behavior (ACC) and Counterproductive Academic Behaviors (CAC) have six dimensions each. The hypothesis tests did not allow to indicate that gender and female have IP higher feelings in both dimensions. No significant differences were found in the impostor feelings according to respondents' color or ethnicity. For the High School modality, mother or maternal figure's level of schooling, father or father figure's level of schooling and family generation to enter Higher Education, the proposed hypotheses of the IP were not supported, since the results found were inverse to the expected. For the family generation to enter the stricto sensu there were no significant differences of the IP. The findings still indicate that the Impostor Phenomenon is negatively associated to the Academic Citizenship Behavior dimensions, except for the dimension of Interpersonal Support in which the relation was positive. For Counterproductive Academic Behavior, all significant associations to the Impostor Phenomenon were negative. In this way, some personal characteristics and familiar background present different levels of IP. In addition, higher levels of impostor feelings are positively associated to the counterproductive academic behaviors manifestation, and, in the main, negatively to academic citizenship behaviors. The results of the research collaborate for the methodological improvement of the CIPS and contribute by providing an instrument for the academic behaviors measurement. In addition, identifying the IP presence in students can assist in the actions development to minimize these feelings, while post-graduate students with IP may not be engaging properly in the activities that permeate the stricto sensu, damaging the climate and culture of cooperation necessary to the academic activities accomplishment. Keywords: Impostor Phenomenon; Academic Behavior; Academic Citizenship Behavior; Counterproductive Academic Behavior; Business area.pt_BR
dc.format.extent226 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectPos-graduaçãopt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.titleEis o melhor e o pior de mim : fenômeno impostor e comportamento acadêmico na pós-graduação stricto sensu da área de negóciospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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