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dc.contributor.advisorValduga, Vander, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorSchiochet, Flávia Luiza, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T12:57:54Z
dc.date.available2020-02-04T12:57:54Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59110
dc.descriptionOrientador: Professor Vander Valdugapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 04/09/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.125-131pt_BR
dc.description.abstractResumo: O vegetarianismo tem crescido como estilo de vida e dieta no Brasil. Em Curitiba, 16% dos habitantes declararam-se vegetarianos (IBOPE, 2018) e de 2013 a 2016 a capital paranaense registrou o aumento de estabelecimentos de alimentacao fora de casa com opcoes ou cardapio adaptado para atender o vegetariano. Ao mesmo tempo, o crescimento do turismo gastronomico, como uma vertente do turismo cultural, tambem foi registrado; com a diversidade e peculiaridade da gastronomia sendo a principal motivacao de uma parcela de turistas ao viajar. Ao juntar ambas as tendencias, tem-se o turista vegetariano, um tipo ainda nao estudado pela academia diretamente, tendo apenas abordagens em marketing, hospitalidade e nutricao. Considera-se o trabalho relevante por ter como objeto um significativo grupo social e por abordar um tema pouco explorado cientificamente, o das relacoes entre turismo e vegetarianismo. A presente dissertacao tem como objetivo geral analisar a realidade do segmento de alimentacao vegetariana em Curitiba e suas relacoes com o turismo. Como objetivo especificos tem-se relacionar os estabelecimentos de alimentacao vegetariana em Curitiba por tipo de dieta e localizacao, para tanto foi feito uma pesquisa bibliografica e levantamento de informacoes em bases de dados colaborativas disponibilizadas on-line. Como segundo objetivo especifico esta a identificacao do perfil dos turistas que frequentaram os estabelecimentos listados no primeiro objetivo. O perfil sera delineado a partir de um survey, com questionario aplicado on-line com questoes fechadas e abertas e escala de Likert. Como terceiro objetivo, fazer um mapeamento dos estabelecimentos, caracteristicas espaciais e socio-economicas da localizacao e perfil dos consumidores. O mapa sera o suporte para analise e triangulacao dos dados para obtencao de inferencias e novos dados que possam dar suporte a futuras pesquisas. Dentre os resultados, observou-se um crescimento de estabelecimentos exclusivamente vegetarianos estritos desde 2013, com maior concentracao nos bairros Centro e adjacencias do Batel e Alto da XV. Os buffets ovolactovegetarianos, que foram os primeiros a se estabelecerem em Curitiba, seguem em numero estavel, compondo a maior parte dos estabelecimentos em todos os periodos analisados. Houve crescimento tambem em estabelecimentos onivoros que passaram a incluir em seus cardapios mais pratos considerando a dieta vegetariana estrita, em um impulso identificado pela Sociedade Vegetariana Brasileira como resultado da realizacao de um congresso nacional vegetariano em Curitiba em 2013. Palavras-chave: Vegetarianismo. Turismo. Gastronomia. Brasil. Curitiba - PR.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Vegetarianism has grown as a lifestyle and diet in Brazil. In Curitiba, 16% of the inhabitants declared themselves vegetarians (IBOPE, 2018) and from 2013 to 2016 the capital of Parana registered the increase of food establishments with options or menu adapted to a vegetarian diet. At the same time, the growth of gastronomic tourism, as a part of cultural tourism, has also been recorded: the diversity and peculiarity of the gastronomy being the main motivation of a portion of tourists when traveling. By bringing together both trends, one has the vegetarian tourist, a type not yet studied by the academy directly, having only marketing, hospitality and nutrition approaches. The relevance of the present work is considered to have as object a significant social group and to approach a theme little explored scientifically - the relations between tourism and vegetarianism. This dissertation aims to analyze the reality of the vegetarian food segment in Curitiba and its relations with tourism. As a specific objective we have to list the vegetarian eating establishments in Curitiba by type of diet and location, for which a bibliographical research and information survey was carried out in collaborative databases online. As a second specific objective is the identification of the profile of the tourists who attended the establishments listed in the first objective. The profile will be examined through a survey, with questionnaire applied online with closed and open questions and Likert scale to vegetarian tourists that had been to Curitiba. As a third objective, mapping establishments, spatial and socio-economic characteristics of location and profile of consumers. The map will be the support for analysis and triangulation of the data to obtain inferences and new data that can support future research. The main results of the present research showed a growth of strictly vegetarian establishments since 2013, with a higher concentration in the downtown districts and adjacent areas of Batel and Alto da XV. The vegetarian buffets, which were the first to establish themselves in Curitiba, are in stable numbers, making up most establishments in all periods analyzed. There was also growth in omnivorous establishments that started to include in their menus more dishes considering the strict vegetarian diet, an impulse identified by the Brazilian Vegetarian Society (Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB in Portuguese) as a result of a national vegetarian congress in Curitiba in 2013. Keywords: Vegetarianism. Tourism. Gastronomy. Brazil. Curitiba - PR.pt_BR
dc.format.extent153 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVegetarianismopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGastronomia - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleVegetarianismo e turismo em Curitiba : possibilidades e realidadespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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