dc.contributor.advisor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória | pt_BR |
dc.contributor.author | França, Cassiano Kayan Cordeiro, 1995- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T12:58:24Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T12:58:24Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59064 | |
dc.description | Orientadora : Maurício Cesar Vitória Fagundes | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Serviço Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo em exposição coloca em evidência o projeto Parceria Universidade Escola: Possibilidades de Desenvolvimento Profissional Docente, que buscou analisar os impactos na formação continuada de professores por meio do curso de especialização intitulado Gestão Processos em Educação, Diversidade e Inclusão - GPEDI. Este trabalho tem como objetivo, documentar a pesquisa qualitativa que foi desempenhada no programa de iniciação científica da Universidade Federal do Paraná durante os anos de 2015 a 2018, de modo a relatar a experiência ao longo do processo ensino, pesquisa e extensão na graduação de Serviço Social. A pesquisa tem como intenção a identificação das alternativas institucionais que se encontram disponíveis para as redes de apoio e proteção social com o enfoque no fortalecimento e a organização da comunidade escolar, melhor qualificação da docência e da educação. Foi possível perceber durante o processo de aprendizagem, que os profissionais da educação envolvidos nos espaços de formação continuada, passaram a atuar em uma perspectiva crítica, capazes de enxergar a realidade com um olhar emancipatório. É possível mudar a lógica de educação ensimesmada de transferência de conhecimento das escolas públicas do país, que a escola como estrutura e espaço de gestão democrática, necessita de uma rede de proteção social ativa para garantir a assistência aos enfrentamentos das questões sociais, de forma a potencializar a mediação entre escola e comunidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Perspectivas da educação emancipatória : rede de apoio e proteção social | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |