Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Natally Palaro da, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherCampos, Elisangelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T20:11:26Z
dc.date.available2021-03-03T20:11:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58990
dc.descriptionOrientador: Prof.ª. Dra. Elisângela de Campospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Defesa : Curitiba, 04/12/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.59-60pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo principal a divulgação do Laboratório de Ensino de Matemática: o que é um LEM, o LEM como ambiente/sala e o que é feito no Laboratório. Para este estudo primeiramente foram pesquisados trabalhos e livros a respeito do LEM para estruturar a base teórica referente aos seus conceitos principais. Em seguida, são apresentados alguns materiais presentes em um laboratório, e também estarão citados exemplos de laboratórios de matemática de algumas instituições do Brasil. Por meio de formulários online professores responderam perguntas com relação a sua concepção de LEM. Da análise destes dados foi possível verificar que muitos professores não sabem do que se trata ou como funciona um LEM. Todos os resultados destes formulários estão presentes e organizados em forma de gráfico ou tabela. Por último consta uma atividade desenvolvida em conjunto com duas professoras e aplicada em minhas turmas por mim, em modo de sequência didática, sobre as relações métricas no triângulo retângulo, começando com a teoria de semelhança, utilizando triângulos retângulos semelhantes de papel para manipulação. Palavras-chave: Laboratório. Ensino. Matemática. Geometria. Semelhança.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of the present work is the dissemination of the Mathematics Teaching Laboratory: what is a MTL, the MTL as environment / room and what is done in the Laboratory. For this study, papers and books about MTL were first researched to structure the theoretical basis for its main concepts. Next, some materials present in a laboratory are presented, and examples of mathematical labs from some institutions in Brazil will also be mentioned. Through online forms teachers answered questions regarding their MTL conception. From the analysis of these data it was possible to verify that many teachers do not know what it is or how an MTL works. All the results of these forms are present and organized in graph or table form. Finally, an activity developed in conjunction with two teachers and applied in my classes by me, in didactic sequence mode, on the metric relations in the right triangle, beginning with the similarity theory, using triangles similar rectangles of paper for manipulation Keywords: Laboratory. Teaching. Mathematics. Geometry. Similarity.pt_BR
dc.format.extent66 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleLaboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples